quinta, 28 de março de 2024
PONTA PORÃ

SES inaugura hospital de campanha e ativa mais 10 leitos de UTI-Covid no Regional

07 agosto 2020 - 11h00Por Portal do MS

A população de MS na região fronteiriça vai receber, nesta sexta-feira (07), mais 10 leitos de UTI – contando agora com 20 vagas - além de 40 leitos clínicos de enfermaria/observação para tratamentos de pacientes da Covid-19. A estrutura está montada no Hospital Regional de Ponta Porã Dr. José de Simone Netto, que ativa também um hospital de campanha para ampliar sua estrutura de atendimento.

A ativação é resultado de esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Instituto Acqua, entidade que administra o Hospital Regional de Ponta Porã.

“Estamos trabalhando e vamos continuar fazendo todos os esforços para que o cidadão sul-mato-grossense não fique sem atendimento por falta de leitos, sejam clínicos ou de UTI. Há uma mobilização de recursos financeiros e humanos extraordinária, mas para que isso aconteça é preciso a colaboração de todos, fazendo o isolamento social e seguindo as regras de prevenção e higiene”, saliente ao secretário Geraldo Resende.

Os leitos e o novo espaço serão ativados pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, prefeito Hélio Pellufo e o diretor-geral do hospital, Demetrius do Lago Pareja.

O Hospital

O Hospital Regional José de Simone Netto é referência para casos de Covid-19 para mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul-fronteira do Estado (Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru).

Instalado anexo à unidade, o Hospital de Campanha que está sendo ativado oficialmente nesta sexta-feira conta com 40 leitos clínicos de enfermaria/observação equipados com todo suporte de tratamento, inclusive oxigênio.

Mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalados no Hospital Regional se somam a essa estrutura. Até então, a unidade hospitalar mantinha apenas 10 leitos de UTI, mas agora ganhou outros 10, todos equipados com ventiladores mecânicos, desfibriladores, carrinhos de urgência, central de multiparâmetro e suporte avançado de vida.

Para atender adequadamente aos pacientes da Covid-19, o hospital de campanha conta com aproximadamente 150 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e equipe multiprofissional. A unidade está equipada com toda assistência multidisciplinar de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas 24 horas por dia, equipamentos de EPI adequados e capacitação constante dos colaboradores.

O novo fluxo

A partir desta sexta-feira, os pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de Covid-19 serão atendidos no acesso da Rua Jorge Roberto Salomão, ao lado da Clínica do Rim. As demais urgências e emergências retornam para o atendimento no Pronto Socorro e serão atendidas no acesso pela Rua Walter Avelino. O atendimento às gestantes e consultas ambulatoriais permanecem no acesso da Rua Baltazar Saldanha.

“Com a orientação e suporte da secretaria estadual de Saúde, disponibilizamos 40 leitos clínicos Covid no hospital de campanha. Os pacientes com sintomas respiratórios serão triados na carreta, e se houver necessidade de internação, serão utilizados os leitos respiratórios. As urgências e emergências de pacientes sem sintomas respiratórios voltam a ser atendidas no acesso ao Pronto Socorro”, explica o diretor-geral do hospital, Demetrius do Lago Pareja.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro