terça, 23 de abril de 2024
VISITA

Técnicos da Agesul vistoriam o Castelinho em Ponta Porã

13 março 2019 - 08h45Por Luiz Guilherme

Na última segunda-feira (11/3), estiveram em Ponta Porã a diretora-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Mara Caseiro, para acompanhar a visita dos técnicos da Agesul (Patrimônio Histórico e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) ao Castelinho, no município de Ponta Porã.

O Conesul News chegou a noticiar no dia 27 de fevereiro deste ano (2019), que Mara e os técnicos estariam em Ponta Porã no dia 28 para realizar a vistoria. A reforma do prédio foi anunciada em 2015 e deveria ter sido iniciada em setembro de 2016, mas até o momento não aconteceu.

O prédio, erguido na década de 1920 com recursos federais e contribuições da companhia Matte Laranjeira, foi base governamental na fronteira durante o governo de Getúlio Vargas. Com sua extinção, já foi utilizado como quartel e cadeia, tendo valor histórico inestimável para o Estado.

O projeto arquitetônico para a recuperação do Castelinho está em processo de execução e deve ficar pronto até o fim de maio. Até lá, o Governo do Estado fará um novo escoramento emergencial, visando preservar esse prédio tão importante para a história de Mato Grosso do Sul.

“A Agesul já levantou os custos e os recursos para execução do escoramento já foram liberados pelo governador Reinaldo Azambuja. Faremos todos os esforços para que tudo seja feito o mais rápido possível e que a obra de restauração do Castelinho seja iniciada no ano que vem”, explicou Mara Caseiro.

De acordo com ela, o escoramento interno e externo custará cerca de R$ 64 mil. Laudo comprovou que a contenção poderá ser realizada com eucalipto tratado ou outra madeira de boa qualidade, e que tem um ano e meio a dois anos de duração.

A diretora-presidente da FCMS conversou sobre o assunto com o prefeito do município, Hélio Peluffo, e com o promotor de Justiça, Gabriel da Costa Rodrigues Alves.

“Nosso intuito foi prestar contas, falar sobre o escoramento, e demonstrar não apenas nossa preocupação com todo esse processo, mas o empenho do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, para tornar essa restauração uma realidade”, comentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda