Menu
Busca quinta, 21 de março de 2019
(67) 9.9973-5413
BANNER ÁGUA
POLÍTICA

TRE de Ponta Porã dá início ao cadastramento biométrico obrigatório

11 março 2019 - 13h00Por Luiz Guilherme

Atenção eleitores de Ponta Porã. Começa nesta segunda-feira (11/3), por meio do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o cadastramento biométrico obrigatório. No município que faz fronteira com o Paraguai, o cadastro vai até 30 de maio de 2019. 

Diferente das eleições passadas em que a biometria era obrigatória apenas nas capitais do Brasil, a partir do ano que vem, quando novamente os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores, o cadastro já passa a ser obrigado em todos os municípios. 

O Conesul News destaca que o não comparecimento acarreta o cancelamento do título de eleitor.

No decorrer do ano, os trabalhos serão divididos em quatro etapas. A primeira será em Ponta Porã e Selvíria. Na cidade que faz divisa com o Estado de São Paulo, os trabalhos se iniciam na próxima segunda-feira (18/3), e terminam no dia 15 de maio deste ano.

A segunda etapa abrangerá as cidades de Alcinópolis, Anaurilândia e Miranda entre os meses de abril e junho. Três Lagoas, Aral Moreira, Corumbá, Ladário, Dourados e Itaporã terão os eleitores revisados durante a terceira etapa, iniciando em junho de 2019 e terminando em março de 2020. 

A última etapa, entre outubro e dezembro de 2019, será realizada nas cidades de Bataguassu, Rio Verde de Mato Grosso, Chapadão do Sul, Aparecida do Taboado, Coronel Sapucaia, Antônio João e Terenos.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que dá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Dos 1,8 milhão de eleitores no estado, 54,98% (1.033.586 eleitores) já possuem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Serviço

Em Ponta Porã, o TRE fica na Rua Baltazar Saldanha, 1591 - Jardim Ipanema. Com horário de funcionamento das 12h às 17h.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUNDO DOS FAMOSOS
Luana Piovani esclarece separação com Scooby: "Nossas vontades estão distintas"
GERAL
Programa busca integrar usuários da assistência social ao mundo trabalho
POR CAUSA DA CHUVA
Imasul emite alerta de possibilidade de inundação no rio Miranda
21 DE MARÇO
Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial