quinta, 28 de março de 2024
POLÍTICA

TRE de Ponta Porã dá início ao cadastramento biométrico obrigatório

11 março 2019 - 13h00Por Luiz Guilherme

Atenção eleitores de Ponta Porã. Começa nesta segunda-feira (11/3), por meio do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o cadastramento biométrico obrigatório. No município que faz fronteira com o Paraguai, o cadastro vai até 30 de maio de 2019. 

Diferente das eleições passadas em que a biometria era obrigatória apenas nas capitais do Brasil, a partir do ano que vem, quando novamente os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores, o cadastro já passa a ser obrigado em todos os municípios. 

O Conesul News destaca que o não comparecimento acarreta o cancelamento do título de eleitor.

No decorrer do ano, os trabalhos serão divididos em quatro etapas. A primeira será em Ponta Porã e Selvíria. Na cidade que faz divisa com o Estado de São Paulo, os trabalhos se iniciam na próxima segunda-feira (18/3), e terminam no dia 15 de maio deste ano.

A segunda etapa abrangerá as cidades de Alcinópolis, Anaurilândia e Miranda entre os meses de abril e junho. Três Lagoas, Aral Moreira, Corumbá, Ladário, Dourados e Itaporã terão os eleitores revisados durante a terceira etapa, iniciando em junho de 2019 e terminando em março de 2020. 

A última etapa, entre outubro e dezembro de 2019, será realizada nas cidades de Bataguassu, Rio Verde de Mato Grosso, Chapadão do Sul, Aparecida do Taboado, Coronel Sapucaia, Antônio João e Terenos.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que dá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Dos 1,8 milhão de eleitores no estado, 54,98% (1.033.586 eleitores) já possuem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Serviço

Em Ponta Porã, o TRE fica na Rua Baltazar Saldanha, 1591 - Jardim Ipanema. Com horário de funcionamento das 12h às 17h.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE