quinta, 28 de março de 2024

Risco de câncer de mama adquirido na gravidez pode passar para próximas gerações

17 setembro 2012 - 09h40Por Fonte: Isaude
A exposição a produtos químicos ou alimentos que elevam os níveis de estrogênio durante a gravidez pode aumentar o risco da doença nas filhas, netas e até bisnetas, de acordo com cientistas da Virginia Tech, nos EUA.

A pesquisa revela que ratas grávidas que receberam dieta com estrogênio sintético ou com gordura produziram gerações seguintes de filhas que parecem ser saudáveis, mas que possuem um risco maior que o normal para o câncer de mama.

Apesar de os resultados ainda não terem sido validados em seres humanos, o estudo mostra que os danos ambientais podem ser passadas de uma geração para a outra não através de mutações genéticas, mas por meio de alterações "epigenéticas" que influenciam a forma como a informação genômica é decodificada.

"Mostramos pela primeira vez que alterações no DNA causadas pela dieta são hereditárias e transgeracionais. Também identificamos locais chaves de alteração que podem estar envolvidos ou ser responsáveis pelo aumento do risco de câncer de mama, e que podem servir como biomarcadores para novas estratégias de prevenção da doença", afirma o líder da pesquisa Yue "Joseph" Wang.

Dois terços dos cânceres de mama que ocorrem em famílias não têm causa genética conhecida, de acordo com os pesquisadores.

O estudo sugere que a doença pode ocorrer devido à herança da ingestão materna de dietas ricas em gordura e exposição ao excesso de estrogênio durante a gravidez.

"O próximo passo será estudar o momento da intervenção e os impactos das alterações no DNA que ocorrem no início, meio ou no final da gravidez. A notícia promissora é que intervenções farmacológicas podem ser capazes de reverter a exposição prejudicial", conclui Wang.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE