Menu
Busca sexta, 21 de setembro de 2018
(67) 9.9973-5413
SAÚDE PÚBLICA

Sancionada lei sobre alimentação saudável e alerta à obesidade

Objetivo é implementar ações eficazes para a redução de peso

12 março 2018 - 14h50Por Da redação

Agora é lei. Foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), e publicado no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (9), a Lei 5.162, que institui a Política Estadual de Combate à Obesidade e ao Sobrepeso - “Mato Grosso do Sul Mais Leve”.

Objetivo é implementar ações eficazes para a redução de peso.

Com a lei, fica para o Estado o dever de promover e desenvolver programas e ações intersetoriais que efetivem o direito humano universal à alimentação e à nutrição adequadas, o combate a obesidade infantil na rede escolar, utilização de locais públicos como parques, escolas e postos de saúde, para a prática de projetos.

E ainda realizar campanhas de conscientização que ofereçam instruções básicas, por meio de materiais informativos e institucionais sobre alimentação adequada e estimular o aleitamento materno, como forma de prevenir tanto a obesidade quanto a desnutrição.

Além disso, passa a ser previsto a capacitação do servidor público para que se torne agente multiplicador da segurança alimentar e nutricional em sua plenitude; a criação de centros de diagnóstico e acompanhamento dos casos de sobrepeso e de obesidade (integrados no Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional); adoção de medidas voltadas para o controle da publicidade de produtos alimentícios infantis, em parceria com as entidades representativas da área de propaganda, de empresas de comunicação, da sociedade civil e do setor produtivo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÊMICA
Bruna Marquezine rebate crítica após aderir campanha contra Bolsonaro
CIDADES
Mecânico morre ao ficar preso em cardam de caminhão
TACURU
Tiroteio em bar termina com homem morto e dois feridos
ENSINO SUPERIOR
Matrículas na graduação a distância é o maior desde 2008