Menu
Busca sexta, 18 de setembro de 2020
CAMPANHA SETEMBRO 15 á 30/09/2020
NOTÍCIAS

TJMS registra distribuição histórica em julho de 2020

04 agosto 2020 - 14h30Por TJMS

O mês de julho de 2020 foi finalizado com distribuição recorde no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Em teletrabalho desde o final de março, o TJMS tem se reinventado e fazendo uso de diversas soluções tecnológicas para continuar dando seguimento à demanda, mesmo com as medidas de segurança adotadas para evitar o aumento da pandemia.

Vencendo todas as adversidades, o mês de julho marcou um recorde de maior distribuição registrada até hoje no Poder Judiciário estadual: foram 8.845 novos processos de 2º grau encaminhados para o Órgão Especial, Câmaras e Seções (cíveis e criminais), isto sem computador os processos da presidência, da vice-presidência e precatórios. O recorde anterior era de julho de 2019, com 8.290 processos distribuídos.

Desde o início do ano já foram distribuídos 47.038 novos processos no TJMS. A média registrada de janeiro até julho de 2020 é de 6.719,7 feitos ao mês. O acumulado do ano é 7% maior do que o registrado no mesmo período no ano passado (2019), quando foram computadas 43.747 novas ações. Em comparação ao igual período registrado em 2018 (35.356 feitos distribuídos), o total de 2020 é superior em 24,84%.

Na outra ponta, com relação aos julgamentos, vale lembrar que os órgãos julgadores do TJMS têm realizado sessões de julgamento por videoconferência, em respeito a todos que atuam no sistema de justiça, mas sem paralisar a prestação jurisdicional, inclusive, é possível aos advogados realizarem sustentação oral nas sessões de modo telepresencial.

O calendário das sessões de julgamento dos órgãos colegiados do Tribunal está disponível no link https://www.tjms.jus.br/institucional/plenarios-virtuais.php. As sessões de julgamento, a exemplo do formato presencial, são públicas e podem ser acompanhadas ao vivo por qualquer jurisdicionado pelo Youtube.

Conforme a Portaria nº 1.813, publicada no dia 31 de julho, está prevista para o próximo dia 24 de agosto a retomada dos trabalhos presenciais, de forma escalonada, com a volta gradual dos servidores e magistrados, o que trará ainda mais agilização e facilidade no acesso e decisão dos feitos, devendo ser atingidos índices ainda superiores na movimentação processual, tanto na distribuição, quanto no julgamento dos processos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTÍCIAS
Passageiros serão indenizados após falha em realocação da companhia aérea
SAÚDE
Covid-19: ocupação de leitos na rede privada cai para 57% em agosto
ECONOMIA
Dólar fecha em forte alta com incerteza fiscal no radar
FALSO FRETE
Polícia Civil recupera veículo roubado em Dourados