quinta, 28 de março de 2024

TV Brasil Pantanal comemora divisão do Estado com exposição de fotojornalistas

02 outubro 2012 - 00h00Por Fonte: TVBrasilPantanal
O Espaço Cultural TV Brasil Pantanal apresenta as diversas faces de um Estado em constante transformação. É a mostra de fotografia “Mato Grosso do Sul em close”, com lançamento nesta terça-feira (2 de outubro), às 20 horas.

A coletiva de fotojornalistas é uma homenagem aos 35 anos de divisão do Estado e reúne uma pequena parte do talento de 11 profissionais que atuam em diversos veículos de comunicação. Cada profissional terá três trabalhos em destaque, totalizando, assim, 33 imagens sob diferentes aspectos de Mato Grosso do Sul.

A mostra conta com a participação de Denílson Secreta, Edemir Rodrigues, João Garrigó, Karlos Alberto Costa, Luiz Alberto Louveira, Moisés Silva, Rachid Waqued, Roberto Higa, Saul Schramm, Valdenir Rezende e Victor Chileno, que traduzem olhares sobre acontecimentos históricos e cenários.

Entre as imagens selecionadas para a mostra coletiva está o primeiro hasteamento da bandeira de Mato Grosso do Sul. O fato foi captado por Roberto Higa, que este ano completa 44 anos de atividade profissional. Segundo ele, a fotografia tem muita importância na preservação da memória do Estado. “Através das minhas lentes, pude testemunhar o nascimento e o crescimento de muitas cidades”, explica.

Para Roberto Higa, a iniciativa da TV Brasil Pantanal é de extrema importância não só pelo contexto histórico, mas também porque está dando oportunidade para os fotojornalistas da nova geração. “Fico muito feliz em ver essa garotada produzindo trabalhos de qualidade, fazendo com que a nossa profissão seja cada vez mais renovada”, comenta Higa.

Transformações Para Rachid Waqued, a fotografia está intimamente ligada às mudanças ocorridas no Estado. Segundo ele, as transformações que aconteceram desde que iniciou a profissão, em 1973, são visíveis e podem ser perpetuadas com o trabalho dos fotojornalistas.

“Sempre tive como meta, nesses meus 39 anos de profissão, o registro e o resgate da história de cada lugar”, destaca Waqued, que participa da mostra com imagens que fez sobre Porto Esperança, Campo Grande e Miranda.

No entendimento do repórter-fotográfico do Correio do Estado, Valdenir Rezende, as belezas e valores das cidades interioranas ainda permanecem vivas nas imagens que produziu em longos anos de trabalho.

“Comecei no Correio do Estado em 1980, trabalhando como office boy e ajudante de laboratório. Pude ver de perto todas as transformações desse Estado que continua cada vez mais belo”, comenta. Serviço O Espaço Cultural TV Brasil Pantanal abre a coletiva “Mato Grosso do Sul em close” no dia 2 de outubro, às 20 horas.

Os trabalhos permanecem em exposição até 7 de dezembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. A entrada é gratuita. A TV Brasil Pantanal está localizada na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, S/N, Parque dos Poderes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE