quinta, 25 de abril de 2024
RIO PARAGUAI

Governo decreta situação de emergência em Corumbá devido a cheia

Cerca de 2,5 mil ribeirinhos foram afetados pelas inundações

06 julho 2018 - 13h15

O Governo de Mato Grosso do Sul decretou hoje situaçao de emergência em Corumbá, por conta da cheia no rio Paraguai, que afetou aproximadamente 2,5 mil ribeirinhos e causou prejuízos econômicos estimados pela Embrapa Pantanal em R$ 5 milhões. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Com o decreto, contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas a reconstrução dos cenários atingidos pelas inundações ficam dispensados de licitação pelo prazo de 180 dias.

Além disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está autorizada a mobilizar os órgãos estaduais para atuar nas ações de resposta, reabilitação e reconstrução. Os agentes também podem entrar nas residências para prestar socorro aos moradores ou determinar evacuação da casa.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Corumbá, tenente Isaque, a situação de emergência em áreas urbanas e rurais do município foi reconhecida pelo Estado e pela União. “Já encaminhamos o plano detalhado de resposta e solicitamos materiais de higiene, limpeza e dormitório ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad)”.

Atualmente, o nível do Rio Paraguai está estabilizado em 5,26 metros acima do considerado normal, que é de 2,02 metros. O ápice da cheia foi registrado no dia 13 de junho, quando nível das águas atingiram 5,35 metros, segundo dados da Defesa Civil.

Cheia

Desde fevereiro deste ano, grande volume de chuvas atingiram a região de Corumbá e equipes da Defesa Civil iniciaram trabalhos de assistências as comunidades ribeirinhas. Segundo o tenente Isaque, a cheia no Pantanal chegou com dois meses de antecedência. 

Inundações atingiram comunidades das regiões do Amolar, Chané, São Pedro, Bonfim, Coqueiro, São Francisco, Mato Grande, Bahia Vermelha, Paraguai Mirim, Ilha Verde, Castelo, Domingos, Ramos, Capim Gordura, Piubal e Tuiuiú. Além dos danos materiais das famílias, a pecuária do município também foi comprometida pela cheia.

Quatro operações de ajuda humanitária foram realizadas, com entrega de água, kits de higiene e limpeza, sendo a última entrega neste fim de semana. A próxima está programada para ser realizada entre 14 e 20 de julho. 

Em Mato Grosso do Sul, 28 municípios estão em situação de emergência, com decretos em vigência publicados pelo Governo do Estado. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira