Menu
Busca segunda, 25 de janeiro de 2021

Parlamento Europeu analisa a situação política do Paraguai em visita a Assunção

16 julho 2012 - 14h10
16/07/2012 14h10

Missão do Parlamento Europeu analisa a situação política do Paraguai em visita a Assunção


Agência Brasil

Três semanas depois da destituição de Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai, do poder, uma missão especial do Parlamento Europeu está em Assunção, capital do país, para reuniões com o presidente paraguaio, Federico Franco, e autoridades paraguaias. A missão, formada por oito pessoas (da Alemanha, Espanha, França e Polônia), ficará até amanhã (17) na capital paraguaia.

Franco recebe o grupo por volta das 11h30, segundo a agenda oficial divulgada pela Presidência da República do Paraguai. Porém, os europeus têm reuniões também com parlamentares e empresários. Anteriormente à visita da missão, um grupo de 30 deputados do Parlamento Europeu (formado por 754 parlamentares) condenou a destituição de Lugo.

A missão do Parlamento Europeu é liderada pelo deputado espanhol Luis Yañez-Barnuevo. Franco convocou o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, José Félix Fernández Estigarribia, para participar da reunião. Paralelamente, há uma série de protestos marcados para ocorrerem durante a visita dos europeus.

Lugo foi submetido a um processo de impeachment no Senado e na Câmara concluído em menos de 24 horas. Em seguida, aceitou a decisão do Parlamento. Mas o Mercosul condenou a decisão de destituição. Por decisão unâmime, o bloco suspendeu o Paraguai até as eleições de abril de 2012, quando será eleito o novo presidente do país.

A Constituição do Paraguai proíbe a reeleição presidencial. Não há confirmação se Lugo pretende concorrer às disputas eleitorais. O ex-presidente se diz alvo de um golpe de Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Ainda sem aprovação do Orçamento 2021, governo deve controlar gastos
SAÚDE
Estados brasileiros começam a receber vacina de Oxford
SAÚDE
Número de casos de Covid-19 continua alto na maioria das cidades do Estado
NOTÍCIAS
Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para obras inéditas