quinta, 18 de abril de 2024
FRONTEIRA

Chefe de criminosos que explodem agências bancárias está em fazenda no Paraguai

29 novembro 2018 - 13h35Por G1MS

O homem apontado como o chefe dos criminosos que explodem agências bancárias, transportadoras de valores e carros-fortes, de acordo com a polícia, está escondido em uma fazenda em Capitan Bado, cidade paraguaia vizinha de Coronel Sapucaia.

Segundo as investigações, o suspeito é o mais velho do grupo e possui informantes, que o avisam sobre "qualquer carro ou movimentação diferente na cidade". Além disto, o trabalho de inteligência apontou que o grupo criminoso possui ao menos 50 integrantes, que planejam as ações e se dispersam em vários estados brasileiros, com veículos, artefatos e armamentos pesados.

"Eles possuem tudo cronometrado. Existem casos em que eles vão gritando, avisando quanto tempo falta e sabem exatamente até quando chega o helicóptero de cada força policial. Esses casos do novo cangaço deveriam ser tratados como terrorismo no país. São ao menos 4 por semana no Brasil", afirmou ao G1 o delegado Fabio Peró, titular da Delegacia Especializada de Repressão à Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras).

No caso de Chapadão do Sul, após análise de imagens de circuito interno, a polícia apontou que ao menos 15 integrantes foram convocados, em 6 veículos. "Eles levaram cerca de 50 mil da Caixa Econômica e mais R$ 500 mil do Banco do Brasil. Para o grupo, que planeja a logística, leva explosivos, veículos blindados e faz até escudo humano, se necessário, o valor foi um prejuízo e a suspeita é que eles tenham seguido para Frutal, em Minas Gerais, onde ocorreu outro crime semelhante", explicou Peró.

Com o avanço das buscas, a polícia já efetuou pedidos de prisão, mas, mantém em sigilo o nome dos suspeitos. Um dos envolvidos do grupo foi preso recentemente, ao se envolver em um caso de violência doméstica em Uberlândia (MG). Thiago Herique Fonseca foi detido pela Polícia Militar (PM) agredindo a esposa e, com ele, a polícia encontrou a caminhonete S-10 que apareceu nas imagens do caso de Chapadão do Sul.

Também foram apreendidos dinamites e outros apetrechos para explosões em cofres e caixas eletrônicos, além de balaclava e “miguelitos” para furar pneus. Thiago, ainda conforme a polícia, já possuía antecedentes pelo mesmo crime. "Nós temos o nosso relatório da investigação e estamos trocando informação com a Polícia Federal, já que um apura o fato do Banco do Brasil e o outro da Caixa Econômica. No entanto, estamos estudando unificar como já ocorreu em outros estados", finalizou o delegado.

Entenda o caso

Segundo o comandante da PM no município, o tenente-coronel Marcos do Nascimento Silva, o grupo estava em duas caminhonetes e contava com o apoio de outros carros, sendo que o principal alvo seria o cofre do Banco do Brasil.

A suspeita, conforme Silva, é que os bandidos possuíam informações privilegiadas e planejaram com bastante antecedência a ação. Ele comenta que os criminosos estavam fortemente armados, alguns, inclusive com fuzis, como foi registrado pelas câmeras de segurança.

O comandante da PM diz que os prédios das agências ficaram muito danificados em razão da grande quantidade de explosivos utilizada pelos criminosos. As explosões, conforme ele, também atingiram alguns estabelecimentos comerciais que ficam perto das agências.

O militar diz que chegou a ocorrer uma troca de tiros entre policiais e os bandidos, mas, que os criminosos conseguiram fugir. Os locais dos roubos estão isolados. De acordo com Silva, uma varredura minuciosa está sendo feita para verificar se os suspeitos não deixaram explosivos nas agências.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa