quinta, 25 de abril de 2024
POLÍCIA

Chefes da máfia do cigarro na fronteira completam um mês na cadeia

22 outubro 2018 - 16h23Por Da redação

Apontados como chefes do mais poderoso esquema de contrabando de cigarro paraguaio para o Brasil, Ângelo Guimarães Ballerini, o Alemão, Valdenir Pereira dos Santos, o “Perna”, Carlos Alexandre Gouveia e um irmão de Alemão, identificado apenas como Lupa, completam hoje (22/10), um mês na cadeia.

Os quatro e dezenas de outros envolvidos no esquema – os nomes não foram divulgados porque o caso está em segredo de justiça – foram presos no dia 22 de setembro deste ano em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Maceió (AL), durante a Operação Nepsis, deflagrada pela Polícia Federal e PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Entre os presos estavam seis policiais rodoviários federais, policiais civis e policiais militares, que recebiam propina para facilitar a passagem das cargas de cigarro, segundo a PF.

Os quatro chefões do esquema e outros 16 acusados presos na mesma operação continuam recolhidos no Estabelecimento Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

De acordo com o Campo Grande News, a unidade tem pelo menos 600 detentos ocupando espaço destinado a 300 presos, baixo efetivo de agentes penitenciários para cuidar dos internos e pouca vigilância externa.

No mês passado, o site chegou a mostrar a preocupação de agentes penitenciários que trabalham no presídio por causa da presença dos chefões da máfia do cigarro. “Por que não foram levados para um presídio de segurança máxima ou até mesmo para o presídio federal?”, questionou o parente de um servidor da unidade.

Na época, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que os presos foram levados para o Presídio Ricardo Brandão devido ao mandado de prisão ser de Ponta Porã e que seria feita uma análise de perfil para definir eventuais remoções.

Entretanto, até agora nenhum dos presos na Operação Nepsis foi transferido do local, conforme a reportagem apurou hoje.

Liberdade

Nesta segunda-feira, José Augusto Marcondes de Moura Junior, advogado de Ângelo Ballerini, do irmão dele, de Carlos Gouveia e de Valdenir dos Santos, disse que ainda nesta semana vai pedir a soltura de Carlos.

Quanto aos demais, ele não disse quando pretende entrar com pedido de relaxamento da prisão preventiva ou com habeas corpus, na segunda instância.

Alemão foi preso no dia em que iria se casar, no resort de uma das praias mais badaladas de Maceió, capital alagoana. O casamento seria na tarde de 22 de setembro. Ele e alguns convidados, ligados ao esquema, foram presos na manhã do mesmo dia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue