sábado, 20 de abril de 2024
POLÍCIA

Durante operação contra tráfico de drogas em escolas cinco pessoas são presas

13 novembro 2018 - 16h29Por Da redação

Policiais civis de todo o país cumpriram nesta terça-feira (13/11), mandados de busca e apreensão e prisões de envolvidos com o tráfico em 26 Estados e no Distrito Federal. A Operação Anjos da Lei tem como alvo traficantes que agem no entorno de escolas e em Mato Grosso do Sul já prendeu cinco pessoas.

De acordo com o Campo Grande News, em Mato Grosso do Sul, a operação envolveu policiais das delegacias especializadas da Capital e delegacias do interior e aconteceu em todos os 79 municípios.

Conforme o primeiro balanço divulgado, nas primeiras horas de ação cinco pessoas foram presas - quatro em flagrante e um suspeito com mandado de prisão em aberto.

Ainda foram apreendidas munições calibre 762 e 135,5 gramas de drogas e vários equipamentos eletrônicos sem procedência. Os policiais ainda recuperaram dois veículos e dois celulares.

Ao Campo Grande News, o delegado-geral Marcelo Vargas afirmou que o objetivo da operação não é apreender grandes quantidades de drogas, mas sim reprimir o tráfico no entorno das escolas do Estado. Justamente por isso, o foco é a prisão de usuários e traficantes que agem próximo aos adolescentes.

Ainda conforme o delegado, em Mato Grosso do Sul, as ações fazem parte do programa Escola Segura, Família Forte, que promovem palestras com policiais civis e militares nas escolas do Estado alertando sobre o uso de drogas e outros crimes. “Muitas vezes o que leva o adolescente ao primeiro contato com a droga é a curiosidade. No projeto temos um kit, então o aluno vai ter contato com a maconha, a cocaína, o haxixe, depois vai assistir a um vídeo sobre os efeitos e consequências e ainda participar de uma palestra” detalhou.

A operação é a quarta ação coordenada pelo Sistema Único de Segurança Pública em que as polícias civis de cada estado atuam com a coordenação do Ministério da Segurança Pública.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Polícias Civis e coordenador da operação Emerson Wendt, em entrevista ao G1 São Paulo, o objetivo não é apreender grande quantidade de drogas, mas sim prender traficantes em flagrante. A principal intenção é reprimir o tráfico nas imediações de escolas em todo o país, em torno de 300 a 400 metros ao redor dos colégios.

De acordo com o ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, a operação conta com 160 policiais civis. No primeiro balanço divulgado nacionalmente, foram cumpridos 131 mandados de busca e apreensão e 166 prisões, dessas, 74 foram em flagrante, e 21 adolescentes infratores apreendidos por tráfico na proximidade de escolas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa