quinta, 25 de abril de 2024
NO PARAGUAI

Fazenda é invadida por grupo terrorista que matou guarda e queimou veículos

24 dezembro 2018 - 07h30Por Da Redação

Cerca de dez homens armados atacaram na noite de sábado (22), a Estância Santa Tereza, que fica na Colônia Estrellita, em San Pedro, no Paraguai. De acordo com a imprensa paraguaia, os autores que seriam integrantes do EPP (Exército do Povo Paraguaio), conhecido como um grupo terrorista, mataram um funcionário e queimaram a casa principal e veículos.

O guarda foi identificado como Nery Germán Araújo. Ele chegou a ser levado ao Hospital Santaní, onde o óbito foi confirmado. A vítima foi atingida por seis disparos de espingarda e um fuzil. De acordo com o relatório da Perícia, um tiro na cabeça matou o guarda. Além disso, o tiro do fuzil destruiu uma de suas pernas.

O ataque aconteceu por volta das 22 horas.  Em princípio, outro guarda havia sido levado como refém. Mais tarde, Nery Araújo chegou com outro funcionário em uma motocicleta, viu que um dos colegas tinha sido capturado e começou uma troca de tiros com os autores.

Araújo tentou fugir, mas foi atingido pelos disparos. O seu parceiro entrou em uma área arborizada e conseguiu escapar do ataque e detalhou o ataque à reportagem.

Semelhança

Os autores espalharam panfletos, assim como os avisos, normalmente, deixados pelo EPP, sobre a proibição de cultivo de soja, as árvores derrubadas e o cuidado do canal dos córregos. O grupo destruiu a casa da propriedade, queimaram duas motos, um micro-ônibus e a casa de guarda.

Últimos 2 ataques

Durante o governo do Presidente da República, Mario Abdo Benítez, houve dois ataques do EPP, no Departamento de San Pedro. Se confirmado a autoria, este será o terceiro caso envolvendo o grupo armado.

O primeiro deles foi no 20 de novembro, quando o brasileiro Valdir de Campo foi morto. Aconteceu em El Ciervo, em Santa Rosa Del Aguaray. Na ocasião, o colono foi feito refém junto com outros seis trabalhadores. O EPP queimou três caminhões, dois tratores e vários acampamentos.

O segundo incidente ocorreu na noite de 7 de dezembro, quando o grupo criminoso novamente atacou uma fazenda de brasileiros localizados entre os distritos do General Resquín e San Vicente Pancholo. No local, também incendiaram pequenos aviões da fazenda Estrellita.

Lá, eles queimaram aviões leves e máquinas que causaram perdas milionárias aos donos do lugar. Naquela ocasião, não houve vítimas fatais. O denominado Exército do Povo Paraguaio mantém em cativeiro suboficial da Polícia Nacional Edelio Morínigo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul