sexta, 19 de abril de 2024
YIN YANG

Gaeco realiza operação em presídios para separar grupos do PCC

07 fevereiro 2019 - 14h15Por Luiz Guilherme

Policiais do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) realizaram na manhã desta quinta-feira (7/2), em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Mossoró (RN) e Umuarama (PR), a operação Yin Yang com o objetivo de separar grupos do PCC (Primeiro Comando da Capital) dentro de presídios. 

De acordo com a assessoria do Gaeco, foram cumpridos 48 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juiz da 4ª Vara Criminal de Campo Grande.

Na capital, uma mulher e um casal de irmãos foram presos. Os três foram levados por equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para exame de corpo de delito no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) antes de serem encaminhados para presídios.

A mulher presa mora no Jardim Lageado e os irmãos – uma mulher de 33 anos e um rapaz de 28, no Caiobá, ambos bairros da periferia e localizados na região sul e sudoeste de Campo Grande, respectivamente.

Conforme a polícia, na casa onde os irmãos moravam, foi encontrado grande quantidade de cigarros contrabandeados do Paraguai. Equipe do 1º Batalhão da PM (Polícia Militar) também participou do flagrante do estoque ilegal.

Em Dourados, equipes do Batalhão de Choque passaram pelo menos cinco horas dentro da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). 

Mais detalhes

Durante as investigações, os policiais constataram que os alvos da operação de hoje integram a organização criminosa PCC, exercendo as mais variadas funções na estrutura criminosa, desde a convocação de novos integrantes dentro e fora dos presídios (os chamados ‘batismos’), como também encarregados da prática dos crimes de tráfico de droga, roubos e homicídios. 

A operação

Participaram da operação os promotores de Justiça e policiais do Gaeco, 125 agentes penitenciários, 80 policiais militares e quatro membros do grupamento aéreo, encarregados de dar suporte aéreo conforme determinação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa