Menu
Busca terça, 07 de julho de 2020

Governo do Estado entrega mais 190 policiais civis para a população de Mato Grosso do Sul

Governo do Estado entrega mais 190 policiais civis para a população de Mato Grosso do Sul

12 novembro 2015 - 08h45Por Notícias MS
Cumprindo o compromisso de priorizar a segurança pública, o Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (11) 190 novos policiais civis para a população sul-mato-grossense. São 166 novos investigadores e 24 peritos papiloscopistas que vão reforçar o efetivo nas delegacias e institutos de identificação dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Presidida pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, representando o governador Reinaldo Azambuja, a solenidade de posse dos novos policiais civis foi realizada na manhã de hoje, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. “Nós não queremos uma polícia de governo, mas sim uma polícia de sociedade e que os senhores possam dar a esta sociedade o que ela precisa, segurança pública de qualidade e bom tratamento”, disse o secretário de Segurança aos novos policiais.

Contratados pelo Governo do Estado por meio de concurso público de provas e títulos, os novos policiais civis foram preparados para a função em mais de 600 horas/aulas práticas e teóricas, onde foram ministradas disciplinas como direito penal, processual penal, administrativo, direitos humanos, português e redação, técnicas de abordagem policial e interrogatório, além de aulas práticas de defesa pessoal, algemamento, abordagem veicular e pessoal, tiro, operacional e inteligência policial.

Em seu discurso o delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues pediu aos novos investigadores e peritos papiloscopistas que apliquem as técnicas adquiridas na Academia de Polícia Civil e que sejam dedicados ao trabalho. “O bom policial não é só aquele honesto e disciplinado, mas também aquele disponível ao serviço, que atende a sociedade quando é chamado”, destacou.

Falando em nome da turma, o investigador Clealdon Alves de Assis Júnior destacou que a etapa profissional que os novos policiais civis iniciam hoje consagra uma longa trajetória de estudo e dedicação. “Não devemos esquecer do que aprendemos, mas principalmente temos sempre que lembrar de trabalhar junto com a sociedade, não apenas reprimindo o crime e sim prevenindo para que ele não ocorra”, disse o investigador.

Durante a solenidade de formatura ainda foram entregues placas de homenagens aqueles que contribuíram para a formação dos novos policiais civis. Entre os homenageados estão o governador Reinaldo Azambuja, tendo a placa sido recebida pelo secretário Sílvio Maluf, o delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, a perita Vandra Jaques e o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles Pereira.

Mais efetivo

O reforço no efetivo da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é uma reivindicação da população e um compromisso do atual governo, que está elaborando um plano de reestruturação da carreira policial no Estado, que prevê entre outras coisas a promoção profissional automática e a contratação anual de novos investigadores, escrivães, peritos criminais e papiloscopistas e também delegados.

Só este ano o Governo do Estado já investiu nos quadros da segurança pública de Mato Grosso do Sul 1.614 novos homens e mulheres, que reforçam os efetivos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, já estão autorizados pelo governador Reinaldo Azambuja e devem ser publicados ainda este ano os editais dos concursos públicos da Superintendência de Assistência Socioeducativa da Sejusp, responsável pelas Unidades Educacionais de Internação (UNEIS) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), que administra os presídios do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Mato Grosso do Sul tem 128 mortes por coronavírus e 10.687 confirmados
MS
Inteligência, investimento e integração das polícias consolidam MS como um dos estados mais seguros do País
ECONOMIA
Nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial do 3º lote
EDUCAÇÃO
Começam hoje inscrições para o Sisu