quinta, 25 de abril de 2024
CAPITAL

Guarda usa drone para monitorar região central

Orlas Ferroviária e Morena têm presença constante de traficantes

24 maio 2018 - 11h50Por Da redação

A Guarda Municipal passou a utilizar drone para realizar flagrantes de irregularidades e crimes em Campo Grande. O equipamento tem foco para monitorar principalmente casos na Orla Ferroviária e na Orla Morena, que ficam na região central.

Essa ação passou a ser rotina na semana passada e na última terça-feira (22), uma pessoa foi detida depois de ser identificada ao entregar papelotes de droga na Orla Ferroviária. Segundo o Correio do Estado, o homem estava com uma faca, além de porções de entorpecente, o que configurou o tráfico, conforme a Guarda Municipal.

A assessoria de imprensa da corporação explicou que o drone vai aumentar a área de atuação das equipes. Hoje a GCM tem efetivo de 1.118 guardas para cuidar de próprios públicos municipais e atuar em rondas.

O guarda Érick Nascimento, responsável pelo atendimento à imprensa, disse que o objetivo é usar o equipamento na prevenção de ilícitos e poder acessar espaços que as viaturas não chegam. “Quando chegamos com a viatura numa abordagem, o pessoal já dispersa. Com o drone a gente sobrevoa, verifica o espaço e não chama atenção”, comentou.

O aparelho não é da prefeitura, mas sim de um guarda, que está liberando o uso para a corporação temporariamente. “Ele tem licença da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] para operar o drone”, disse, enfatizando que o uso, por enquanto, é um teste, e que posteriormente será solicitado um para a administração municipal. “Mostrando que o uso deu resultados positivos, pediremos aprovação da prefeitura”, informou Érick.  

Na tarde de ontem (23), um teste será realizado na Orla Ferroviária, na altura da Rua Cândido Mariano, entre as Avenidas Ernesto Geisel e Calógeras, para verificar novas funcionalidades do equipamento.

Lei municipal 5.881, de 5 de outubro do ano passado, autoriza a “implantação e operacionalização de drones para o apoio às ações de segurança comunitária da Guarda Civil Municipal de Campo Grande”. A legislação foi de autoria do vereador Delegado Wellington (PSDB).

A Prefeitura de Campo Grande já utiliza, desde dezembro do ano passado, drones para o combate ao Aedes aegypti. São dois aparelhos que foram doados ao município pela Receita Federal e cedidos pela Agência Municipal de Tecnologia (Agetec) para utilização pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O equipamento mapeaia e identifica possíveis criadouros e focos do mosquito em locais inacessíveis.

O aparelho ainda será utilizado no estudo técnico para implantação de semáforos na rotatória localizada no cruzamento das avenidas Gury Marques e Interlagos. O equipamento ajudará na contagem de veículos que passam pelo local, facilirando a “viabilização, planejamento e orçamento” da intervenção, conforme informação do Portal de Notícias da prefeitura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul