quinta, 25 de abril de 2024
OPERAÇÃO ‘CAPTARE’

Homem dono de pousada para traficante e sobrinho são presos

29 novembro 2018 - 12h10Por Da redação

Foram presos em Campo Grande na manhã desta quinta-feira (29/11), durante a Operação ‘Captare’, Joazo Vieira da Silva, de 62 anos e o sobrinho dele, Elker dos Santos da Silva, interno do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande).

Segundo o delegado Reginaldo Salomão, da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), a casa de Joazo Vieira da Silva, no Jardim Itamaracá, era usada como pousada para os traficantes responsáveis por levar a droga até o Estado vizinho.

Como noticiado mais cedo pelo Conesul News, a operação deflagrada hoje tem como alvo os traficantes responsáveis por levar toneladas de drogas da fronteira de Mato Grosso do Sul para cidades do Mato Grosso.

Pelo menos duas toneladas de ilícitos já foram movimentadas entre as rodovias de MT e MS.

De acordo com o Campo Grande News, o esquema começa de dentro do Instituto Penal, com o sobrinho do idoso. Elker dos Santos da Silva ligava de dentro do presídio para Ponta Porã e combinava com os traficantes a estadia deles na casa do tio. 

Com os carros e até carretas, carregadas de maconha, os suspeitos vinham para Campo Grande e paravam na residência.

Os traficantes pagavam aluguel para dormir na casa de Joazo Vieira e descansar antes de pegarem a estrada novamente. 

A casa ficava em um ponto estratégico, bem próxima a rodovia BR-163. 

Outras três pessoas foram presas em Dourados durante a operação. Elas foram identificadas como Wallace Alberto Chireia de Souza, Maísa Oliveira Pereira e Ana Cláudia Pereira da Silva. É cumprido ainda um mandado de prisão em Coxim.

A operação

Captare é o nome de uma casta de anjo presente na obra literária de ficção Ignavos, escrita por um investigador de polícia desta Especializada.

Os Captares, ou rastreadores, como também são conhecidos, são tidos como uma espécie de “serviço secreto”, encarregados de caçar e procurar inimigos, aqui, fazendo uma referência aos traficantes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave