quinta, 25 de abril de 2024

Justiça põe em liberdade acusados de envolvimento no assassinato de cacique

25 julho 2012 - 10h25
Campograndenews

A Justiça Federal concedeu liberdade para pelo menos dois presos acusados de envolvimento na morte e desaparecimento do cacique Nísio Gomes, 59 anos. A decisão é ontem, do desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Antonio Cedenho.

O pedido de habeas corpus foi feito para 8 dos 18 presos do caso, segundo um dos advogados dos acusados, Diego Marcondes. Entre os 8 clientes do advogado, estão funcionários e o proprietário de uma empresa de segurança de Dourados, acusada pela Polícia Federal de envolvimento no assassinato de Nísio.

O dono da empresa, Aurelino Arce, é um dos beneficiados pelo habeas corpus e está preso em Campo Grande. O outro que teve a liberdade concedida é Ricardo, preso no presídio de Dourados.

Os advogados do caso ainda aguardam o parecer sobre os outros seis pedidos de liberdade.

O cacique foi morto no dia 18 de novembro, durante um ataque ao acampamento indígena Guayviry, em Aral Moreira. O corpo do indígena continua desaparecido.

As investigações apontam que fazendeiros locais contrataram a empresa de segurança para expulsar os índios do acampamento em uma área requerida pelos indígenas. O conflito resultou no ataque aos indios e na morte de Nísio.

Os 18 presos são acusados de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual e corrupção de testemunhas. No inquérito, foram indiciadas 23 pessoas, entre mandantes e executores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões