quinta, 25 de abril de 2024
SATURAÇÃO

Municípios na fronteira com o Paraguai são alvo de operação

29 dezembro 2018 - 07h45Por Luiz Guilherme

Foi deflagrada ontem (28/12), na faixa de fronteira com o Paraguai, entre os municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas, a operação Saturação, do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). 

A ação ocorreu ao mesmo tempo em que a violência atribuída a uma disputa entre grupos de traficantes tem causado medo aos moradores nas localidades dos lados brasileiro e paraguaio, principalmente no entorno de Sete Quedas.

De acordo com a assessoria de comunicação do DOF, a ação teve apoio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que utilizou um helicóptero, além da PM (Polícia Militar) das três cidades. 

A Saturação ocorrerá por tempo indeterminado, informou o coronel Kleber Haddad Lane.

Violência

O Conesul News relembra que nos últimos dias, a região de fronteira tem sofrido com ataques que podem ser considerados terroristas. 

No dia 19 deste mês, a comunidade paraguaia de Ypejhú, vizinha a Paranhos, foi alvo de 30 bandidos armados que promoveram um ataque com explosivos à mansão e a uma loja de veículos em busca de Diego Zacarias Alderete Peralta, apontado como chefe local do tráfico.

No mesmo dia, um comerciante brasileiro também teve a casa invadida. Emiliano Fernandes foi espancado e ameaçado de morte caso não fizesse um pagamento de US$ 200 mil até o início de 2019. 

Autoridades paraguaias se deslocaram para a região a fim de tentar apaziguar a região do outro lado da fronteira. O jornal ABC Color cita um brasileiro como mandante de ação para tentar controlar o crime organizado.

Já na noite de quinta-feira (27/12), ainda em Paranhos, um tiroteio terminou com um traficante ferido e resultou na apreensão de um Toyota Corolla roubado no início do ano em Curitiba (PR). 

Equipes do DOF patrulhavam a região e foram acionadas por moradores, que informaram sobre a troca de tiros. O veículo foi localizado com marcas de disparos, vidros quebrados e portas destravadas, além de marcas de sangue.

O condutor, de 19 anos, disse ter sido fechado pelos ocupantes de uma caminhonete, que efetuaram os disparos. Ele revelou que pegou o veículo em Itaquiraí com um amigo e seguiu para Paranhos, onde carregaria o automóvel com drogas.

Sobre

A operação visa o combate a crimes transfronteiriços como o contrabando de armas e munições e o tráfico de drogas, a recuperação de veículos objetos de roubos e furtos, usados para o transporte de produtos ilícitos, cumprimento de mandados de prisão e reforçar o policiamento e bloqueios para fiscalização em estradas estaduais e vicinais.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira