Menu
Busca terça, 26 de março de 2019
(67) 9.9973-5413
PI SANESUL
SATURAÇÃO

Municípios na fronteira com o Paraguai são alvo de operação

29 dezembro 2018 - 07h45Por Luiz Guilherme

Foi deflagrada ontem (28/12), na faixa de fronteira com o Paraguai, entre os municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas, a operação Saturação, do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). 

A ação ocorreu ao mesmo tempo em que a violência atribuída a uma disputa entre grupos de traficantes tem causado medo aos moradores nas localidades dos lados brasileiro e paraguaio, principalmente no entorno de Sete Quedas.

De acordo com a assessoria de comunicação do DOF, a ação teve apoio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que utilizou um helicóptero, além da PM (Polícia Militar) das três cidades. 

A Saturação ocorrerá por tempo indeterminado, informou o coronel Kleber Haddad Lane.

Violência

O Conesul News relembra que nos últimos dias, a região de fronteira tem sofrido com ataques que podem ser considerados terroristas. 

No dia 19 deste mês, a comunidade paraguaia de Ypejhú, vizinha a Paranhos, foi alvo de 30 bandidos armados que promoveram um ataque com explosivos à mansão e a uma loja de veículos em busca de Diego Zacarias Alderete Peralta, apontado como chefe local do tráfico.

No mesmo dia, um comerciante brasileiro também teve a casa invadida. Emiliano Fernandes foi espancado e ameaçado de morte caso não fizesse um pagamento de US$ 200 mil até o início de 2019. 

Autoridades paraguaias se deslocaram para a região a fim de tentar apaziguar a região do outro lado da fronteira. O jornal ABC Color cita um brasileiro como mandante de ação para tentar controlar o crime organizado.

Já na noite de quinta-feira (27/12), ainda em Paranhos, um tiroteio terminou com um traficante ferido e resultou na apreensão de um Toyota Corolla roubado no início do ano em Curitiba (PR). 

Equipes do DOF patrulhavam a região e foram acionadas por moradores, que informaram sobre a troca de tiros. O veículo foi localizado com marcas de disparos, vidros quebrados e portas destravadas, além de marcas de sangue.

O condutor, de 19 anos, disse ter sido fechado pelos ocupantes de uma caminhonete, que efetuaram os disparos. Ele revelou que pegou o veículo em Itaquiraí com um amigo e seguiu para Paranhos, onde carregaria o automóvel com drogas.

Sobre

A operação visa o combate a crimes transfronteiriços como o contrabando de armas e munições e o tráfico de drogas, a recuperação de veículos objetos de roubos e furtos, usados para o transporte de produtos ilícitos, cumprimento de mandados de prisão e reforçar o policiamento e bloqueios para fiscalização em estradas estaduais e vicinais.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TELEVISÃO
Globo sentencia destino do Bem Estar em novo contrato de Michelle Loreto
ECONOMIA
Produção industrial de Mato Grosso do Sul permanece estável
EM MS
Procon realiza pesquisa e detecta preços iguais na venda de GNV no cartão ou em dinheiro
MATO GROSSO DO SUL
Escolagov forma novas turmas em “SQL para iniciantes” e “Redação Oficial”