quinta, 28 de março de 2024
KRIMOJ

Operação mira "casas de apoio" a facções criminosas em MS

26 junho 2019 - 13h30Por Dourados News

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (26/6), a Operação Krimoj, que investiga uma rede de casas de apoio ligadas a facções criminosas em Campo Grande. São cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal da Capital.

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, quando bilhetes com ameaças de morte a servidores públicos federais, escritos por membros do “Primeiro Comando da Capital” (PCC), foram interceptados na Penitenciária Federal de Campo Grande.

A partir das ameaças, revelou uma rede de casas de apoio a integrantes de facções criminosas instaladas na Capital, onde podem estar armazenadas informações sobre a atuação destas facções. Além do Primeiro Comando, durante as investigações, também foram identificadas casas de apoio a outros grupos criminosos, como “Família do Norte” (FDN) e “Comando Vermelho” (CV).

As casas de apoio são mantidas pelas facções, as quais financiam os custos com aluguéis, verbas para manutenção dos imóveis, passagens aéreas para os ocupantes de outros Estados, entre outros valores de custeio dos locais.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa e ameaça.

O nome da operação, Krimoj, é a tradução da palavra crimes em Esperanto, em alusão aos diversos crimes praticados pelas facções criminosas e também pelo fato de as casas de apoio serem mantidas para a troca de informações entre os membros das facções.

A ação é realizada em conjunto entre a Polícia Federal e o Departamento Penitenciário Federal (Depen). Aproximadamente 30 policiais federais e 15 agentes federais de Execução Penal compõem as equipes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE