quarta, 24 de abril de 2024
CRIME ORGANIZADO

PCC tenta contratar preso conhecido como ‘Lúcifer’ para executar inimigo dentro de presídio federal

Crime seria cometido em Campo Grande, em 2017

16 julho 2018 - 12h00Por Da redação

A facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) teria tentado contratar ‘Lúcifer’, como é conhecido um preso de alta periculosidade, para matar um rival da facção FDN (Família do Norte) quando ambos estavam presos na Penitenciária Federal, em Campo Grande, em 2017.

Conforme informações do Midiamax, o plano foi descoberto por meio de bilhetes interceptados no presídio de Presidente Bernardes, no interior paulista. Segundo as informações do Ministério Público de SP, ‘Lúcifer’ não tem ligação com o PCC e seria contratado como ‘autônomo’ para matar o traficante José Roberto Fernandes Barbosa, mais conhecido como Zé Roberto da Compensa, chefe da FDN.

A facção FDN foi a mandante do ‘Massacre de Manaus’, quando 56 presos foram assassinados durante o primeiro dia de 2017 na penitenciária da capital amazonense. Do total de mortos, 26 eram integrantes do PCC.

As informações sobre o plano foram divulgadas pela reportagem do site UOL, e constam na denúncia da Operação Echelon, do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), que acusou 75 pessoas por integrarem o PCC.

Os bilhetes foram jogados pelos detentos no esgoto de uma penitenciária paulista, porém os agentes conseguiram resgatá-los por meio de redes instaladas previamente para essa finalidade.

A FDN e o PCC disputam o fluxo e venda de drogas da chamada “rota dos Solimões”, além do controle da massa carcerária nas prisões da região Norte.

Ainda segundo o site, o depoimento de um preso amazonense, a ameaça do PCC, cujo plano de assassinato não foi concretizado, levou a direção da penitenciária federal, em Campo Grande, a colocar Zé Roberto em outra cela.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS

MEIO AMBIENTE

Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética

TEMPO

Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas