sexta, 19 de abril de 2024
FACADA

Perícia em autor de facada contra Bolsonaro deve avaliar de histórico de vida a adoecimento mental, diz médico

22 setembro 2018 - 08h45Por G1 MS

Preso há duas semanas, desde o flagrante da facada no candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira passa por perícia médica na tarde desta sexta-feira (21), no Presídio Federal, em Campo Grande. De acordo com o psiquiatra forense, Heldy Logo, todas as regras do laudo estão sendo seguidas e o autor terá a sanidade mental avaliada. O documento tem 7 dias para ficar pronto e ser entregue para banca examinadora, que possuirá mais 10 dias até encaminhar para Justiça, ainda conforme o médico.

"A avaliação psiquiatra forense é um ato médico e, em sendo um ato médico, é privativo do médico e do periciando, já que não é uma atividade clínica, de consulta. Nós, através de uma entrevista médica psiquiátrica direcionada, vamos avaliar todo histórico de vida do indivíduo e também fazermos um exame psicopatológico, ou seja, a verificação se ele apresenta ou não algum adoecimento mental", afirmou o profissional.

Em caso de positivo para adoecimento mental, será verificado o quanto repercute e o quanto o fato leva a uma alteração ou não do juízo da realidade, ainda de acordo com o profissional. Ele ressalta também que todas as regras serão obedecidas, conforme o que foi liberado pela justiça.

"Em seguida, cruzamos a saúde ou doença mental deste indivíduo com as questões que existem na lei para o momento do ato, que está sendo avaliado, no caso a agressão a vítima. Uma doença mental consiste no conjunto de sintomas que podem ser cognitivos: de memória, atenção, concentração, ou afetivos ou comportamentais que levam o indivíduo a um sofrimento e isso leva a repercussões, que acabam prejudicando o seu bem estar e pode levar consequências a terceiros", ressaltou Logo.

Em caso de doenças crônicas mentais, como por exemplo, esquizofrenia e também doenças com período de duração menor, como o transtorno delirante persistente, a pessoa passa a ter uma compreensão alterada da realidade para um, dois ou até três temas. "E assim como também nós temos surtos psicoticos agudos, ou seja, condições em que por alguma doença física, ou uso de droga ou alguma condição contextual, o indivíduo fica temporariamente com a compreensão dos dados da realidade distorcida”, finalizou.

Insanidade mental

O juiz federal Bruno Souza Savino, da 3ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juiz de Fora, proferiu decisão sobre o pedido da defesa do investigado Adélio Bispo de Oliveira, de realização de novo exame, com médico psiquiatra particular. Conforme a decisão, “neste momento procedimental, o atendimento do investigado por médico psiquiatra visa a produzir laudo técnico para subsidiar a decisão deste juízo acerca da instauração ou não de incidente de insanidade”.

Entenda o caso

O agressor de Bolsonaro foi indiciado no dia 7 pela PF pelo crime de "atentado pessoal por inconformismo político" com base no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional. Nesta semana, a Polícia Federal (PF) voltou a ouvir o agressor, preso em penitenciária de Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa