sexta, 29 de março de 2024
PIRACEMA

Pescador pula no rio e nada até a margem ao ser flagrado em MS

01 janeiro 2020 - 09h30Por Dourados News

Um homem foi flagrado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) às 20h30 de segunda-feira (30) pescando com rede no Rio Taquari em pleno período de piracema. Quando avistou os policiais, porém, ele pulou do barco, nadou até a margem e conseguiu fugir pela mata em meio à escuridão.

As autoridades detalham que duas equipes atuavam em fiscalização preventiva, monitorando cardumes e cortando anzóis de galho (petrechos proibidos) que estavam armados no rio.

Uma das equipes descia com o motor desligado e em uma região conhecida como “Rebojo” quando surpreendeu o pescador que estava em uma canoa armando o petrecho ilegal.

Quando os policiais ligaram o motor para a abordagem, o pescador percebeu que era a PMA e pulou no rio, nadando para a margem e adentrou em uma mata, abandonando a rede e a canoa que utilizava na pescaria criminosa.

Apesar de diligência, devido à escuridão e a mata ser muito fechada, o pescador não foi localizado. A tarrafa e a canoa foram apreendidas e felizmente ele iniciava a pescaria ilegal e ainda não havia capturado nenhum pescado. Nos dois rios, as equipes ainda retiraram e apreenderam 81 anzóis de galho, petrechos proibidos, mesmo com pesca aberta, que estavam armados nos rios.

A PMA informou que tentará identificar o pescador pelas características da canoa. Se identificado, ele responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.

Além disso, equipes continuarão se revezando em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses tipos de petrechos ilegais que possuem alto poder de captura, neste período crítico de piracema. Esse trabalho é importante, mesmo que em algumas vezes os infratores consigam fugir, pois em princípio, inibem que alguns vão pescar no período de defeso, e também, para retirar petrechos ilegais que são verdadeiras armadilhas de depredação dos cardumes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE