sexta, 19 de abril de 2024

PF indicia por 'incitação ao crime' fazendeiro que anunciou guerra contra índios

04 setembro 2012 - 15h40
Midiamax


O fazendeiro Luis Carlos da Silva Vieira, conhecido como “Lenço Preto”, foi indiciado pela Polícia Federal na última quinta-feira (30) pelo crime previsto no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, que é incitar publicamente a prática de um crime.

Ele declarou em entrevista gravada e em vídeo ao Midiamax que estaria convocando pessoas para a “guerra” contra os índios na região de Paranhos, a 477 quilometros de Campo Grande. 'Lenço Preto é herdeiro de terra na região e tinha gado em uma das fazendas retomadas no último dia 10 de agosto na tekohá Arroyo Corá.

De acordo com o delegado da Delinst (Delegacia de Assuntos Institucionais da Polícia Federal), Marcelo Alexandrino de Oliveiro, o indiciamento mostra o compromisso da Polícia Federal de cumprir com o seu dever legal de manter a paz na região.

“A Polícia Federal não admitirá ameaças nem violências, seja por parte dos indígenas, seja por parte dos fazendeiros”, disse o delegado.

“O que sobrar, nós vamos dar para os porcos comerem”

No vídeo, Luis Carlos da Silva Vieira declarou que reuniria os fazendeiros e os armaria para uma guerra contra os índios.

“Se o Governo quer guerra, vai ter guerra. Se eles podem invadir, então nós também podemos invadir. Não podemos ter medo de índio não. Nós vamos partir pra guerra, e vai ser na semana que vem. Esses índios aí, alguns perigam sobrar. O que não sobrar, nós vamos dar para os porcos comerem”, disparou.

O fazendeiro contou que já houve conversas com outros produtores da região e confirmou que o conflito armado foi considerado uma opção.

“A maioria dos fazendeiros está comigo. Arma aqui é só querer. Eu armo esses fazendeiros da fronteira rapidinho, porque o Paraguai fica logo ali, e na guerra não tem bandido”, avisou.

O delegado Marcelo Alexandrino garantiu que a Polícia Federal está monitorando a situação na região de conflito fundiário e que a prova disso foi a polícia ter acompanhado a retirada do gado que estava na área retomada pelos índios.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa