quarta, 17 de abril de 2024
REGIÃO

PMA autua infrator por desmatamento ilegal de vegetação nativa para formação de de pastagem

24 fevereiro 2021 - 15h30Por PM-MS

Policiais Militares Ambientais de Coxim autuaram o proprietário de uma fazenda no município de Alcinópolis, localizado a 65 km desta cidade, por desmatamento de vegetação nativa de cerrado, sem autorização ambiental, para formação de pastagem. No local, com uso de máquinas, tinham sido desmatados 2,76 hectares de vegetação, medidos com GPS, com derrubada de árvores de grande, várias que ainda estavam em leiras no local.

O proprietário da fazenda apresentou uma Autorização Ambiental Eletrônica (AAE) do órgão ambiental estadual para limpeza de pastagem, que não serve para aquela formação vegetal de grande porte, para a qual devia haver realmente uma licença normal de desmatamento.

A licença de limpeza de pastagem só permite a derrubada de arbustos, com diâmetro abaixo de 32 centímetros na altura do peito (Circunferência a altura do Peito - CAP, que é considerada a 1,30 metros de altura da vegetação). Essas licenças são retiradas online no site do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), para facilitação aos proprietários rurais, em razão de serem atividades de baixo impacto, porém, alguns proprietários aproveitam para realizar desmatamentos e tentam justificar com essas autorizações.

As atividades foram interditadas e o infrator (21), residente em Alcinópolis, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 2.760,00. Ele também responderá por crime ambiental com pena de três a seis meses de detenção. Ele também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa