sábado, 20 de abril de 2024
CRIME AMBIENTAL

PMA autua paulista por voçorocas com quase 2 hectares de carreamento de solo causando assoreamento

21 fevereiro 2021 - 12h00Por PM-MS

Um proprietário rural, residente em Dracena (SP), foi autuado por Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas, quando realizavam fiscalização nas propriedades rurais daquele município e localizaram em sua propriedade processos erosivos de grande porte ontem (20). A falta de conservação do solo foi a causa principal do surgimento de duas voçorocas de grande proporção com ramificações e várias ravinas.

Os processos erosivos, que atingiram o lençol freático, causaram a degradação de área de 17.000 m² (corresponde a cerca de 17 campos de futebol), carreando o sedimento erodido em uma extensão de aproximadamente 1 km, de cada uma das voçorocas, até o rio Verde que cruza a propriedade, causando seu assoreamento, bem como a degradação de áreas protegidas de matas ciliares do curso d’água.

Os processos erosivos vêm ocorrendo há alguns anos e, além de o proprietário não tomar nenhuma atitude de recuperação, ou medidas para mitigação do problema, como terraceamento, cercamento e outras, ainda permitia o gado forragear e realizar dessedentação no local, havendo pisoteio dos animais, fato que intensificava mais ainda os danos na área afetada. A PMA determinou a interdição da área para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias.

O proprietário rural (66) foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 76.200,00, pelos danos ambientais encontrados na propriedade. Ele também responderá por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. Se condenado por este crime, poderá pegar pena de um a três anos de detenção. O proprietário também foi notificado a apresentar um Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.

Voçoroca atingindo o lençol freático.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa