quinta, 28 de março de 2024
MS

Polícia 'derruba' bando que usava tecnologia para arrombar caixas

01 março 2016 - 09h15Por Fonte: Midiamax
Dois foram presos por equipes do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestro) por envolvimento com o furto de uma agência bancária localizada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Os suspeitos participavam de uma quadrilha especializada neste tipo de crime e usavam vários equipamentos para arrombar caixas eletrônicos em todo o Brasil. Dois suspeitos ainda estão foragidos.

Rafael José da Silva, de 24 anos, e Eduardo de Mira, de 25 anos, foram apresentados na tarde desta segunda-feira (29) pelos delegados da especializada, Edílson dos Santos e Fábio Peró. O crime aconteceu no dia 16 de janeiro, quando a quadrilha invadiu a agência e com uma furadeira com serra 'copo' arrombou dois caixas eletrônicos da unidade. De um dos terminais, o grupo levou R$ 10.930.

Segundo o delegado Peró, os quatro integrantes da quadrilha são moradores de Joinville, em Santa Catarina, e vieram para Campo Grande só para cometerem o crime. Na manhã do dia escolhido para o furto, o grupo foi até a agência e sem levantar suspeitas, conseguiu trocar a fechadura da porta do local.
Mais tarde, eles voltaram a UFMS, em um veículo Peugeot 307. Dois dos suspeitos entraram na agência, enquanto Rafael e Eduardo permaneceram do lado de fora, como olheiros da ação. Os suspeitos, que agora estão foragidos, usaram a furadeira com o serra copo e fizeram três perfurações em cada nos dois caixas do local, mas só conseguiram levar o dinheiro de uma delas.

O furto só foi descoberto por funcionários na manhã do dia 18 de janeiro, uma segunda-feira. Imediatamente equipes do Garras foram acionadas e iniciaram as investigação com auxilio das câmeras de segurança da universidade.

A polícia descobriu que os suspeitos não eram do estado e com as diligências os investigadores conseguiram imagens do Aeroporto Internacional de Campo Grande em que mostravam dois dos suspeitos voltando para Joinville. “Para dificultar o trabalho de investigação, dois suspeitos foram de avião e os outros dois de carro, para levar os equipamentos”, explicou Peró.

Em Campo Grande o grupo chegou a alugar um apartamento. As proprietárias também foram presas, mas foram liberadas depois de alegarem que não sabiam do crime e que já haviam alugado o imóvel para os mesmos homens outra vez.

Uma equipe do Garras viajou para Santa Catarina e lá localizaram Rafael com o mesmo carro usado no dia do crime. Os policiais também chegaram a Eduardo, que estava com a prisão temporária já decretada, e realizaram buscas na casa de um terceiro envolvido, que não teve a identidade revelada. No local, os policiais encontraram vários equipamentos utilizados para o mesmo tipo de crime, além de munições de uso restrito, que pertenciam ao pai o suspeito e foi preso em flagrante.

Ainda de acordo com o delegado, a suspeita é que os suspeitos foragidos já tenham trabalhado em indústrias de caixas eletrônicos em Santa Catarina, já que eles sabiam exatamente onde e como arrombar as máquinas. Com as ferramentas apreendidas a polícia descobriu ainda que a quadrilha agia de outras formas e realizavam furtos em vários estados.

Segundo o delegado, a quadrilha escolhia locais ermos e afastados, como órgãos públicos, para cometer os crimes. Geralmente furtavam caixas do Sandanter, Bando do Brasil e Bradesco, e usavam solda de oxigênio, explosivo ou o serra 'copo', dependendo da maneira que o cofre era aberto.

Agora o Garras investiga o envolvimento da quadrilha com outros três crimes parecidos no Estado que aconteceram em Dourados, Jaraguari e Taquarussu, onde um segurança chegou a ser feito refém durante a ação.

Além da quadrilha já identificada, a delegacia investiga outros grupos, que segundo delegado Edílson são de estados como o Mato Grosso, Goiás e Paraná. Rafael e Eduardo já possuíam passagem por furto, tráfico de drogas e receptação e agora responderão por furto qualificado e associação criminosa. Se condenados pode pegar até 11 anos de prisão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro