quinta, 28 de março de 2024
OPERAÇÃO PF

Polícia Federal combate fraudes de estrangeiros a programas assistenciais na fronteira com a Bolívia

Operação Raízes investiga esquema que fraudava documentos para obtenção de autorização de residência e auxílios assistenciais federais a estrangeiros não-residentes no Brasil.

07 outubro 2020 - 09h00Por PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (7/10), nas cidades de Corumbá/MS e Campo Grande/MS, a Operação Raízes, com a finalidade de desarticular esquema fraudulento que visava à obtenção de autorizações de residência, auxílio-emergencial, Bolsa Família e acesso ao SUS, a estrangeiros não-residentes no Brasil.

Aproximadamente 60 policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá, nas cidades de Corumbá/MS e Campo Grande/MS.

Desde meados de 2019, a PF constatou que vários estrangeiros, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência, utilizando declarações ideologicamente falsas.

As investigações apontaram que inúmeros estrangeiros fizeram uso de autorizações obtidas de maneira fraudulenta para conseguir a emissão do cartão do SUS e a concessão de benefícios como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família. Até o momento, foram encontradas ao menos 106 fraudes contra a União.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato contra a União, falsidade ideológica e uso de documento falso.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE