Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
Amambai

Presídio semiaberto implanta biometria para controle de fluxo de detentos

Presídio semiaberto implanta biometria para controle de fluxo de detentos

24 junho 2016 - 08h15Por Campo Grande News
Foi implantado no presídio de Amambai - cidade localizada a 360 km de Campo Grande - o sistema de leitura biométrica para controle de entrada e saída dos detentos que cumprem pena de regime semiaberto, aberto e albergados no local. O sistema está integrado à intranet da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

A novidade faz parte de um pacote de segurança instalado na unidade, com o apoio financeiro do Conselho da Comunidade de Amambaí, atendendo a pedido da direção da Agepen para modernizar os trabalhos. Foram investidos cerca R$ 6,5 mil.

O sistema é composto por leitor biométrico, um HD para salvamento de dados, um nobreak e dois monitores. O registro biométrico teve início há cerca de 15 dias e está em fase de testes para a capacitação dos agentes penitenciários.

"Com a biometria, o controle passou ser automático e mais preciso, tornando mais difícil qualquer tipo de erro na contagem dos presos", destaca o diretor do presídio, Alexandre Ferreira de Souza, reforçando que esse controle de saída e retorno dos detentos era feito de forma manual, demandando mais tempo e risco aos agentes penitenciários.

Segundo o dirigente, com a inovação, o arquivamento de informações sobre os detentos será monitorado com mais velocidade e clareza, além de possibilitar a troca de dados simultânea com o banco de dados estadual.

Além do sistema de biometria, há cerca de três meses a unidade semiaberta de Amambai recebeu um moderno sistema de videomonitoramento composto por 16 câmeras com resolução em Full HD, capaz de monitorar toda a movimentação ao redor da penitenciária. Essa aquisição também foi financiada pelo Conselho da Comunidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Com novos testes positivos, casos de Covid-19 continuam crescendo em todo o MS
TRÁFICO
Motorista de guincho suspeita de contratante, aciona polícia e droga é encontrada dentro de carro em MS
SERVIDOR
Sonho que virou realidade, piloto da PM tem orgulho em servir a sociedade
CRIME AMBIENTAL
Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo localiza e autua um pescador e autuará outro que divulgaram vídeo e fotos nas redes sociais praticando pesca predatória