quinta, 25 de abril de 2024
DENÚNCIA

Sete pessoas são denunciadas pelo MPF por fraude em licitação

Denúncia corresponde à exploração comercial no saguão do aeroporto de Campo Grande

21 maio 2018 - 15h00Por Da redação

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul, apresentou denúncia contra sete pessoas por suspeita de associação criminosa e fraude em uma licitação promovida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para a exploração comercial de uma área destinada a lanchonetes e cafeterias no saguão de embarque do aeroporto internacional de Campo Grande.

De acordo com o G1 e o MPF, os denunciados, todos proprietários de empresas, combinaram valores entre si para que uma determinada empresa vencesse a licitação, do tipo pregão presencial, promovida pela Infraero entre julho e agosto de 2014.

De acordo com o MPF, uma das pessoas jurídicas prejudicadas pelo esquema contestou o resultado, pelo fato de a entrega dos documentos das três empresas na sessão pública para a verificação das propostas ter sido feita por uma mesma pessoa, que é um dos denunciados pelo MPF.

Ainda de acordo com o Ministério Público Federal, a contestação levou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal a pedido do órgão, e acabou evidenciando proximidades entre as empresas participantes do certame e relações de parentesco e amizade entre os sócios e vinculados às empresas envolvidas no esquema.

Além da condenação penal dos denunciados, o MPF requer o pagamento de valores para a restituição dos danos causados pelas fraudes. A soma das penas para os crimes de fraude licitatória e associação criminosa pode chegar a sete anos de prisão, além de multa e a indenização no valor de R$ 416 mil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões