Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2019
(67) 9.9973-5413
POLÍTICA

Chanceleres do Mercosul e da União Europeia se reúnem em Brasília

06 dezembro 2018 - 07h30Por Da Redação, com informações da Agência Brasil

Os ministros das Relações Exteriores dos países que compõem o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, pois a Venezuela está momentaneamente suspensa) se reúnem hoje (06/12) em Brasília, no esforço de avançar no acordo de associação com a União Europeia (UE).

Na reunião devem ainda analisar o resultado das últimas negociações, em novembro em Bruxelas.

Controvérsias

A reunião também servirá para diminuir dúvidas geradas por afirmações do presidente da França, Emmanuel Macron, que condicionou os avanços entre o Mercosul e a União Europeia ao comprometimento do presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao Acordo de Paris, que define ações para conter o aquecimento global.

Segundo Macron, a França não será favorável à assinatura de "acordos comerciais amplos" com países que se opõem ao Acordo de Paris.

As negociações entre o Mercosul e a UE continuam travadas por diferenças nos setores agropecuário, automotriz e lácteo, e questões de acesso a mercados, entre outros pontos.

Entraves

O Mercosul e a UE negociam desde 1999 um amplo acordo de associação, incluindo o tratado de livre-comércio, embora as negociações tenham ficado completamente estagnadas entre 2004 e 2010 e só tenham sido retomadas em 2016.

Há divergências em pontos referentes à indústria automobilística e ao acesso aos mercados de produtos como a carne bovina, o açúcar e os produtos lácteos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CINEMA
Academia anuncia mudanças em categorias do Oscar
JUSTIÇA
ISS para sociedades de advogados deve ser por valor fixo, decide STF
SAÚDE
Medicamento para tratar AME deve estar disponível no SUS em 180 dias
CAMPO GRANDE
Bandidos destroem parede, invadem restaurante e levam dinheiro do caixa