quinta, 25 de abril de 2024
BRASÍLIA

Fora da agenda, Temer se reúne com Paulinho da Força

28 fevereiro 2018 - 16h20Por Da redação

O presidente Michel Temer se reuniu nesta quarta-feira no Palácio do Planalto com o deputado Paulinho da Força (SD-SP). O encontro ocorreu dias após a revelação de que Ricardo Saud, ex-executivo da JBS, ter dito à Polícia Federal que o deputado lhe contou que Temer teria uma fazenda no interior de São Paulo, em nome do ex-coronel da PM João Batista Lima.

Saud depôs no dia 16 de fevereiro no inquérito dos Portos.

O Planalto monitora o inquérito, e avalia que Paulinho poderá ser o próximo a depor.

Na sexta (23), procurado pelo blog, o deputado informou que recebia Saud em sua casa e que faziam "muitas brincadeiras". Mas negou ter dito que a fazenda era do presidente.

O encontro entre Temer e Paulinho não constava na agenda oficial do presidente até às 11h35, quando foi atualizada pela assessoria da Presidência. Na atualização, a reunião com Paulinho apareceu às 9h30.

Ao longo da manhã, enquanto ocorria o encontro com o deputado, a agenda apontava que o primeiro compromisso de Temer era às 10h, com o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro.

Paulinho chegou ao Planalto acompanhado por João Carlos Goncalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical. Mas o deputado teve uma reunião privada com o presidente, segundo o blog apurou.

Declarações de Paulinho sobre a reunião

Procurado pelo blog, o deputado disse que não tratou com Temer sobre o depoimento de Saud à Polícia Federal. "Acho que ele nem lembrava disso. Falamos das questões sindicais".

Perguntado se ele sequer deu explicações ao presidente, o deputado respondeu:

"Também não falei nada. Até porque, se alguem tivesse que falar, seria ele, né? Eu quebrei o galho dele. Se eu tivesse falado o contrário... Na verdade, eu falei a verdade", afirmou o deputado.

Paulinho negou que tenha dita a Saud que o presidente teria uma fazenda em nome do ex-coronel da PM João Batista Lima.

Na conversa de hoje, Paulinho afirmou que o presidente disse que vai "endurecer" a partir de agora e que "vai colocar ordem na casa" na questão da segurança pública. "Ele disse que acabou a bandidagem".

Posição do Planalto

No início da tarde, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto divulgou uma nota com o posicionamento sobre o encontro fora da agenda. Veja a íntegra:

Todos os jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto sabem que a agenda do presidente Michel Temer é atualizada todos os dias. A publicação das atualizações é feita no site oficial do governo às 13h, às 18h e à noite, no final do expediente, quando o presidente deixa o Palácio.

No entanto, para dar máxima transparência às audiências, toda vez que há inclusão na agenda presidencial - o que ocorre com frequência, várias vezes ao dia –, a Secretaria de Imprensa adotou a boa prática de informar os novos nomes aos jornalistas lotados no Comitê de Imprensa, antes mesmo de as atualizações serem publicadas. A participação do deputado Paulinho da Força (SD-SP) em audiência, que contou ainda com integrantes da Força Sindical, foi repassada aos jornalistas às 11h12.

Portanto, dizer que Michel Temer recebe no Planalto pessoas fora da agenda - ignorando que a mesma é dinâmica e, por isso mesmo, atualizada pelo menos três vezes ao dia -, como fez repetidas vezes a jornalista Andreia Sadi na Globonews, insinuando ainda procedimentos escusos, é totalmente improcedente e atenta contra a imagem do presidente. Informamos ainda que o deputado Paulinho da Força esteve nove vezes no Palácio do Planalto entre 2017 e 2018.

Brasília, 28/02/2018

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO DE MS

Parlamentares devem apreciar três propostas na última sessão da semana

TJMS

Judiciário de MS tem 100% dos magistrados em trabalho presencial

TEMPO

Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100