sexta, 29 de março de 2024
DINASTIA

Japão terá novo imperador a partir de amanhã

29 abril 2019 - 08h30Por G1

A abdicação do imperador Akihito amanhã (30/4), uma das várias cerimônias que marcam a transição para seu sucessor, o príncipe Naruhito, será um evento breve, relativamente simples e raro: é a primeira vez que um monarca do Japão deixa o trono em 202 anos de história do país.

Naruhito, de 59 anos, se tornará imperador no dia seguinte, mas seu entronamento formal será feito em uma cerimônia mais elaborada, em outubro, para a qual estão convidados vários dignitários estrangeiros de 200 países. A era imperial dele se chamará Reiwa, uma junção das palavras "ordem" e "harmonia".

Veja quais serão as cerimônias que vão marcar a transição imperial, segundo a agência de notícias Reuters:

30 de abril: cerimônia de abdicação

Horário: 17h até 17h10, no horário local; 5h até 5h10 no horário de Brasília

A cerimônia será realizada no "Matsu no ma" do Palácio Imperial, ou "Salão de Pinho", conhecido por seu piso de madeira polida e considerado o cômodo de maior prestígio do palácio. Cerca de 300 pessoas participarão do evento, que será transmitido ao vivo pela televisão nacional.

Os camareiros imperiais carregam os selos estatais e privados para o salão, junto com dois dos "Três Tesouros Sagrados" do Japão – uma espada e uma joia – que, junto com um espelho, são símbolos do trono. Diz-se que eles são originários da mitologia antiga.

A espada

Representando uma que está guardada em um santuário no centro do Japão — e a joia estão fechadas em caixas. O espelho é mantido no Grande Santuário Ise, o mais sagrado local do Xintoísmo (ou Shinto) no Japão.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, anunciará a abdicação. Logo em seguida, Akihito fará uma declaração final como imperador. A atual imperadora, Michiko, o príncipe Naruhito e a princesa herdeira, Masako, comparecerão ao anúncio, junto com os líderes das duas casas do parlamento japonês e dos juízes da Suprema Corte.

1º de maio: Transferência de objetos imperiais

Horário: 10h30 até 10h40, no horário local; 22h30 até 22h40, no horário de Brasília, do dia 30 de abril

Este é o primeiro estágio da ascensão de Naruhito ao trono. Os camareiros colocaram os selos, a espada e a joia em mesas diante do novo imperador, como prova de sua legítima sucessão.

A cerimônia é observada por um pequeno grupo que inclui a realeza masculina adulta e representantes dos três ramos do governo, incluindo Abe e seu gabinete. Akihito e Michiko não estarão presentes. A cerimônia não é aberta à realeza feminina, mas Satsuki Katayama, a única ministra do gabinete de Abe, será a primeira mulher da história moderna a comparecer.

Naruhito usará um fraque ocidental. Akihito usava um casaco leve, matinal, quando se tornou imperador, em janeiro de 1989.

Horário: 11h10 até 11h20, no horário local; 23h10 até 23h20, no horário de Brasília, do dia 30 de abril

Pouco depois, Naruhito fará suas primeiras declarações públicas como imperador no “Matsu no Ma” – que podem oferecer pistas sobre seus objetivos ou esperanças de seu reinado, segundo a Reuters. Em 1989, Akihito se comprometeu a proteger a constituição e cumprir suas obrigações. Ele também expressou suas esperanças de prosperidade nacional, paz global e bem-estar da humanidade.

Na cerimônia, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, falará como representante do povo japonês. A nova imperadora, Masako, e outros membros da família real estarão presentes, junto com representantes dos três poderes do governo e seus cônjuges.

Para especialistas ouvidos pelo G1, o novo imperador do Japão deve manter o mesmo tom conciliador usado pelo pai — que ficou conhecido, em seus 30 anos de reinado, como alguém benevolente e que ofereceu conforto à população em momentos difíceis.

“Naruhito deve manter o discurso de diálogo. Ele é de evitar polêmicas. Sempre se dedicou mais ao campo acadêmico, é pesquisador, se dedica a palestras, aulas na universidade. Para o mercado japonês, é excelente. Não poderiam querer melhor — ele não deve entrar muito em conflito com o primeiro-ministro”, avalia Jonathan Portela, mestre em história contemporânea pela Universidade Federal de São Paulo.

"Para a japanóloga Carol Gluck, da Universidade de Columbia, em Nova York, Naruhito não tem carisma — mas o pai, quando subiu ao trono, também não tinha.

Ele é gentil. Quando Akihito assumiu o trono, em 1989, ele também era gentil e estudioso. Essa nunca foi uma posição carismática. Não é a família real inglesa, não tem a qualidade carismática da Rainha Elizabeth. Ele parece ser um homem realmente decente, e eu o respeito muito por ser tão gentil com a esposa", avalia Carol.

Por um longo período, a princesa Masako, próxima imperadora, ficou sem aparecer em público por transtornos mentais relacionados a estresse, conforme descrito pela casa imperial.

4 de maio: O novo casal imperial cumprimenta simpatizantes no palácio, em Tóquio

Naruhito e Masako fazem sua primeira aparição pública, cumprimentando simpatizantes reunidos no Palácio Imperial. Eles aparecerão seis vezes durante o dia, a partir das 10h da manhã (22h no horário de Brasília, no dia 3).

Espera-se que várias pessoas apareçam, porque o evento ocorre durante um feriado de dez dias decretado por causa da mudança imperial. Em 1990, mais de 100 mil pessoas se reuniram para ver Akihito e Michiko, diz a Reuters.

22 de outubro: Cerimônia de entronamento

Naruhito proclama sua ascensão ao trono em uma cerimônia a que compareceram dignitários de quase 200 países. Como seu pai fez, espera-se que o novo imperador use uma túnica e touca tradicionais.

Ele vai entrar no "Takamikura" — um pavilhão de 6,5 metros de altura que pesa cerca de 8 toneladas — e sentar, brevemente, em uma cadeira almofadada com um assento feito de palha de tatame.

Naruhito então se levanta enquanto as cortinas do pavilhão são abertas e declara sua sucessão ao mundo. Na cerimônia de seu pai, em 1990, o príncipe Charles e a princesa Diana, além do vice-presidente dos EUA, Dan Quayle, estiveram entre as 2,2 mil pessoas que compareceram.

Depois, casal real sairá em uma limusine Toyota Century, aberta, através do centro de Tóquio. Cerca de 120 mil pessoas, muitas agitando bandeiras nacionais, compareceram ao longo da rota, em 1990, para aplaudir Akihito e Michiko, enquanto passavam em um Rolls-Royce Corniche III.

14 e 15 de novembro: Grande Cerimônia do Agradecimento

Naruhito oferecerá arroz recém-colhido e saquê a ancestrais e divindades imperiais, e comerá deles enquanto reza por colheitas abundantes e paz nacional.

O governo destinou 2,7 bilhões de ienes (cerca de R$ 95 milhões) para a cerimônia, incluindo os custos para construir salas temporárias no Palácio Imperial para a ocasião — embora tenha havido controvérsia sobre a constitucionalidade de o Estado financiar o evento, que envolve fortes elementos religiosos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE