Menu
Busca terça, 19 de janeiro de 2021
Faculdade columbia - Matrículas abertas 2021
POLÍTICA

Jorge Oliveira é nomeado para o Tribunal de Contas da União

Ele deixará a Secretaria-Geral da Presidência da República

31 dezembro 2020 - 16h00Por Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Jorge Oliveira para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O decreto foi publicado hoje (31) no Diário Oficial da União.

Na mesma publicação, também consta a exoneração de Oliveira do cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. A saída estava programada e ele assume a vaga de ministro do TCU no lugar de José Múcio Monteiro, que se aposentou. A concessão da aposentadoria de Múcio também foi publicada no DOU desta quinta-feira.

Oliveira é advogado e da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal. Foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência em junho do ano passado, no lugar do general Floriano Peixoto Neto.

Em outubro, Oliveira foi indicado pelo presidente Bolsonaro à vaga de Monteiro e passou por sabatina no Senado Federal para ter seu nome aprovado ao cargo.

O que é o TCU

O TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país, realizando auditorias e podendo aprovar ou rejeitar as contas públicas da União. 

O colegiado é composto por nove ministros: seis são indicados pelo Congresso Nacional, um pelo presidente da República e dois são escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público que atua junto ao tribunal.

Antes de deixar o cargo de ministro do TCU, Múcio era o atual presidente do tribunal. No início deste mês, a ministra Ana Arraes foi eleita para comandar o TCU a partir de 2021, com mandato de um ano, renovável por mais um. O ministro Bruno Dantas foi eleito vice-presidente e corregedor do tribunal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
MS ultrapassa a marca de 2,7 mil mortes e 152 mil casos confirmados de coronavírus
INTERNACIONAL
China enfrenta pior surto de covid-19 desde março de 2020
EM MENOS DE 24 HORAS
Estado distribui vacinas e municípios já estão autorizados a iniciar imunização contra Covid-19
EDUCAÇÃO
Candidatos com sintomas de covid-19 podem pedir reaplicação do Enem