quinta, 18 de abril de 2024
GERAL

Plano Estratégico intensificará ações de combate à violência em escolas de MS

24 abril 2019 - 09h15Por Da Redação

As ações de prevenção e de enfrentamento à violência no ambiente escolar de Mato Grosso do Sul serão intensificadas por atuação conjunta da Assembleia Legislativa e outros atores no âmbito do Plano Estratégico de Segurança nas Escolas. Debate realizado na tarde de ontem (23/4), no Plenarinho Nelito Câmara, na Casa de Leis, em Campo Grande, marcou a criação do Plano, que contribuirá para a ampliação do programa “Escola Segura, Família Forte”, iniciado há pouco mais de um ano.

O Plano Estratégico de Segurança nas Escolas nasce em um terreno já produtivo de ações – em Mato Grosso do Sul, é executado o programa “Escola Segura, Família Forte” desde outubro de 2017. Nesse sentido, o Plano ajudará a ampliar e fortalecer o trabalho já em andamento no Estado. 

Para efetivar esse propósito e possibilitar o trabalho em conjunto, a reunião contou com a presença de autoridades ligadas à segurança e à educação. Participaram das discussões o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), Coronel Waldir Ribeiro Acosta, a delegada Sidneia Catarina Tobias, que representou o delegado-geral da Polícia Civil do Estado (PCMS), Marcelo Vargas Lopes, e a coordenadora de Psicologia Educacional da Secretaria de Educação (SED), representando a titular da pasta, secretária Maria Cecília Amêndola da Motta.

Ações preventivas também foram destacadas. A mudança cultural assume relevância maior que a prevenção.

Ações do programa “Escola Segura, Família Forte”

Iniciado em 2017, o programa “Escola Segura, Família Forte” contempla, de forma piloto, 60 escolas públicas de Campo Grande, sendo 31 da rede estadual e 29, da estadual. Essas unidades estão distribuídas por todas as regiões urbanas da Capital. Durante a reunião, foram apresentados alguns números relativos ao programa.

Entre os dados mostrados pela Sejusp e relativos ao ano letivo de 2018, estão 117 mediações de conflitos nas escolas, 1.276 abordagens a pessoas no ambiente escolar e fora dele, 89 palestras e 4.403 visitas à direção de escolas. Apenas em março deste ano, cem alunos suspeitos foram abordados no espaço escolar, foram encontradas duas armas brancas, verificadas quatro situações de porte de drogas para uso pessoal e três ocorrências de tráfico. Também foram feitas, no mês passado, 300 visitas a diretores, entre outras ações.

A reunião contou com a participação de professores, diretores de escolas e representantes de entidades ligadas às áreas de segurança e da educação, como Associação de Pais e Mestres (APM). As discussões que tiveram lugar no encontro serão retomadas e aprofundadas pela Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Casa de Leis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa