quinta, 25 de abril de 2024
APROVAÇÃO

Senado aprova poder de investigação da PF sobre milícias e organizações paramilitares

02 março 2018 - 12h20Por Da redação

O plenário do Senado aprovou na última quarta (28), a transferência de poder de investigação para a Polícia Federal (PF). O projeto aprovado pelos senadores transfere à PF a investigação de crimes praticados por milícias armadas e organizações paramilitares. A matéria segue para a Câmara.

Se aprovado pelos deputados, a PF terá o poder de investigar os crimes cometidos por milícias e grupos paramilitares se for comprovada a participação de agente da segurança pública estadual.

O projeto havia sido apresentado em 2011 pelo então senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), atual prefeito do Rio de Janeiro. A matéria foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no fim do ano passado.

As emendas apresentadas e lidas em plenário pelo relator, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) permitem que a Força Nacional de Segurança Pública auxiliem nas investigações e acrescenta poder de investigação à PF para crimes contra o patrimônio contra instituições financeiras, "inclusive no transporte de valores próprio ou por empresas autorizadas".

Para o relator, a possibilidade de a Forna Nacional ajudar nas investigações "agregará recursos materiais, pessoal e inteligência, na apuração dos referidos delitos".

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave