quinta, 25 de abril de 2024
DOURADOS

Dia de homenagens e saudade, Finados também é oportunidade de renda

02 novembro 2019 - 17h00Por Dourados News

Com expectativa de que 30 mil pessoas passem pelos cemitérios municipais Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus, o Dia de Finados, neste sábado (2), é ocasião para homenagens e saudade, mas também serve de oportunidade para renda extra. Nos arredores, ambulantes vendem das tradicionais flores, velas e água, até sofás.

Desde 25 de setembro a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) passou a cadastrar interessados em comercializar produtos nessa ocasião. Foram disponibilizados 130 pontos entre o estacionamento na Rua Coronel Ponciano e Rua Palmeiras.

Nesta manhã, em meio à intensa movimentação de visitantes, equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas do município mantinha fiscalização constante. Ao Dourados News, explicou que quem estivesse fora dos locais pré-determinados era realocado de forma adequada.

A Guarda Municipal destacou aproximadamente 20 guardas para garantir a ordem na região, conforme agente ouvido pela reportagem. Com o estacionamento fechado para acomodar os vendedores ambulantes, a entrada de carros ou motos era barrada rapidamente.  

Dona de casa, Marli de Fátima Rodrigues aproveitou a movimentação nos cemitérios para fazer renda extra. Pelo 10º ano seguido, fez cadastro para vender flores e velas. “A gente vende bem. É uma oportunidade numa crise dessas”, pontuou. Segundo ela, a expectativa é zerar o estoque até o início da tarde.

A aproximadamente 100 metros dali, ainda na Rua Coronel Ponciano, Alexandra Ferreira, acompanhada da filha, vendia água, refrigerante e salgados. “Eu e meu marido temos uma chiparia no Monte Líbano. Hoje ele ficou lá e nós viemos cedo”, explicou. Às 6h30 ela já havia estacionado o carro com os produtos no porta-malas. “Para nós do comércio o último fim de semana do mês é fraco e agora o Dia de Finados ajuda”, detalha.

Mas o entorno dos cemitérios municipais também tem à venda outros produtos além de velas, flores e água. De Umuarama, no Paraná, o comerciante Alex Gomes trouxe um caminhão carregado de sofás e cadeiras. “A gente trabalha em todo o Mato Grosso do Sul. Já estávamos em Dourados desde ontem, é uma cidade muito boa e Dia de Finados tem um movimento maior, por isso é interessante estar por perto”, esclareceu.

Com uma área de 12 hectares, os cemitérios municipais Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus tem aproximadamente 50 mil corpos sepultados, conforme o diretor, Ronner Romeiro.

Em recente entrevista ao Dourados News, ele revelou que não há mais espaço para novas sepulturas. “Só é possível enterrar aqui quem já tiver familiar sepultado. Caso contrário não é possível. E ainda se o túmulo for direto na terra, é preciso remover os restos mortais e construir gavetas de concreto”, informou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões