quinta, 18 de abril de 2024

Dourados gasta 50 milhões litros/dia e desperdiça 40%

Dourados gasta 50 milhões litros/dia e desperdiça 40%

04 junho 2012 - 09h29Por Dourados Agora
A cidade de Dourados gasta, por dia, cerca de 50 milhões de litros de água. O problema é que de acordo com levantamento realizado pela Sanesul, 40% deste total é de desperdício e poderia ser evitado, contribuindo assim tanto na preservação do meio ambiente quanto na conta de água. São vazamentos, fraudes e água limpa gasta sem necessidade.

De acordo com o gerente regional da Sanesul, Paulo Torraca, 60% do abastecimento das residências em Dourados são provenientes do Rio Dourados. Como a demanda do consumo é alta, são necessários outros três poços de coleta.

Na semana do Meio Ambiente ele alerta que quanto mais se economiza, mais é possível garantir água e que desperdício encarece o produto, já que mais difícil ele se torna, pesando assim no bolso do consumidor e prejudicando a preservação ambiental. Cada pessoa gasta em média hoje cerca de 150 litros de água por dia. Isto representa 0,36 l a cada 24h.

A primeira dica de Torraca é para a aquisição da caixa D´’agua, já que 40% das residências em Dourados ainda não têm. Segundo ele, a pressão e a velocidade influenciam no gasto e a reservação gera economia e garantia de água, mesmo com o desabastecimento.

“Para se ter uma idéia, 1 hora de chuveiro ligado gasta 800 litros de água com a caixa d’água. Sem o reservatório, o gasto durante o mesmo período é de 2 mil litros”, compara, observando que uma casa gasta em torno de 500 litros de água por dia e durante a um eventual desabastecimento a pessoa tem pelo menos 1 dia de água garantido.
OUTRAS DICAS:

1- A Sanesul recomenda que os consumidores evitem os banhos demorados. “Cinco minutos de chuveiro são suficientes. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. O banho demorado gasta de 95 a 180 litros de água limpa”. Para lavar o carro, use balde e pano, evitando o uso de mangueira, principalmente durante o período de estiagem.

2- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça de molho. Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxague de uma vez.

3- Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, porque, além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimento. Procure manter a válvula de descarga sempre regulada para evitar o derperdício.

4- Na hora de limpar a calçada use vassoura e balde com água. "Varrer" a calçada com a mangueira só traz desperdício. Para regar plantas, use sempre balde ou regador.

5- Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Aproveite a água que usou para ensaboar as roupas para lavar o quintal.

6- Verifique os vazamentos. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

7- Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

8- Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

EVITE VAZAMENTOS

No vaso sanitário - jogue cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação é porque há vazamento.

No hidrômetro - quando a caixa d'água estiver cheia (já não vai haver barulho de caixa enchendo) feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água e deixe aberto os registros na parede. Anote o número que aparece no relógio. Espere cerca de uma hora e confira novamente. Se o número mudar é porque há vazamento na casa.

De acordo com a Sanesul, se estas práticas forem adotadas no dia-a-dia o consumidor terá uma boa economia no fim do mês e mais importante do que isso é contribuir para preservação desse líquido essencial para a sobrevivência de quelquer ser humano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa