quinta, 25 de abril de 2024

Estudantes de MS criam óleo que pode ser usado contra dengue

Estudantes de MS criam óleo que pode ser usado contra dengue

03 novembro 2015 - 10h15Por G1
As irmãs gêmeas Danielle e Isabelle Matos ganharam o prêmio da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia, realizada no Rio Grande do Sul. As estudantes de Mato Grosso do Sul criaram um óleo à base de folha de pitangueira que pode ser usado para combater o mosquito da dengue. No estado, já foram registradas 13 mortes por dengue em 2015.

A inspiração surgiu de um perfume que a mãe das meninas usa com fragrância de pitanga. As alunas do terceiro ano do Ensino Médio usaram o laboratório da Universidade Federal (UFMS) para fazer os experimentos. O óleo surge por um processo de destilação com solvente orgânico, água e folha triturada de pitanga.

“A gente quer aumentar a concentração para ver se mata mais”, afirmou Danielle.
Na primeira fase, as irmãs descobriram que no recipiente com óleo as fêmeas do mosquito depositaram uma quantidade muito menor de ovos. O resultado foi eficácia de 85% do repelente natural.

Na segunda fase, as estudantes descobriram que a mistura pode matar as larvas do aedes aegypti com uma eficácia que varia de 50% a 60%.

O trabalho das garotas é acompanhado pela professora Danielle Boin, mestre em biologia vegetal. “Foi encontrada essa suficiência e a pitanga você encontra em várias casas de Campo Grande, uma planta que é amplamente distribuída no cerrado”, explicou.

Em maio de 2016, as estudantes vão embarcar para mais uma feira internacional, desta vez nos Estados Unidos. É o maior encontro de jovens cientistas do mundo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul