quinta, 28 de março de 2024
MS

Governo de MS é o último colocado no ranking nacional da transparência

Governo de MS é o último colocado no ranking nacional da transparência

10 dezembro 2015 - 09h45Por Correio do Estado
O Governo de Mato Grosso do Sul é o último colocado entre todos os estados do país no ranking nacional da transparência, elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgado nesta quarta-feira (9). A Capital sul-mato-grossense ficou entre as cinco piores avaliadas.

O levantamento teve objetivo de verificar se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além de licitações e dos contratos firmados pelo Poder Público. A lei está em vigor desde 2009.

A pesquisa feita pelo MPF nos sites das prefeituras e governos estaduais foi feita entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro e, no fim, foram atribuídas notas de 0 a 10 para cada site, sendo zero nenhuma transparência e dez transparência máxima.

O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu nota 1,40. Com relação as prefeituras das capitais, Campo Grande ficou na 23ª colocação, com pontuação de 5,2, sendo a quinta pior colocada entre as 27 capitais.
Em nota, o governo de Mato Grosso do Sul disse que a pesquisa foi feita antes do lançamento do seu Portal da Transparência, que entrou no ar no dia 29 de outubro.

As prefeituras mais bem avaliadas do Estado foram de Anastácio e Anaurilândia, que obtiveram pontuação 7, seguidas por Corguinho e Naviraí, com 6,8, e Dois Irmãos do Buriti, com 6,3. Antônio joão, Aral Moreira, Glória de Dourados, Jaraguari e Miranda tiveram as piores avaliações, com pontuação 0 por não divulgarem informações à população.

Conforme o MPF, serão expedidas recomendações aos estados e municípios que não estão cumprindo as obrigações legais e eles terão um prazo de 120 dias para se adequar às leis da transparência.

Depois desse prazo, será feita uma nova avaliação nacional, em abril e maio de 2016. Caso as irregularidades persistam, serão ajuizadas ações civis públicas. Nos casos de municípios que não divulgarem informações à população, podem ser ajuizadas ação civil por improbidade administrativa em face do prefeito e até recomendação a União para suspensão de transferências voluntárias ao município.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CULTURA

Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

SEGURANÇA

Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado

TEMPO

Previsão do tempo: chuva e sol se alternam nesta quinta e sexta-feira em Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro