sexta, 19 de abril de 2024
CAMPO GRANDE

Líder indígena que ajudou a elaborar a Constituição morre na Capital

25 março 2019 - 09h45Por Da Redação

O líder indígena Guarani-Kaiowá Eduardo Barbosa Pereira, de 78 anos, morreu ontem (24/3), em Campo Grande, em decorrência de uma parada cardíaca. Conhecido como Eduardo Índio, ele contraiu dengue e teve queda de plaquetas. Mas, mesmo após estabilizar da doença, ficou com o pulmão debilitado.

De acordo com relato da família ao portal Midiamax, ele estava internado na CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Militar de Área de Campo Grande, após o estado de saúde evoluir para um quadro de pneumonia.

O líder teve a vida marcada pela representação de comunidades indígenas em diversas instâncias. Dentre os feitos, estão a participação da comissão indígena que incluiu os artigos 231 e 232 na Constituição Federal de 1988.

A partir da década de 1980, Eduardo Índio atuou na representação indígena em Mato Grosso do Sul, sendo presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Índio (CEDI) por 12 anos.

Dentre as conquistas das quais participou, também estão a carteira de trabalho indígena, a promoção de diversos cursos profissionalizantes para sua comunidade, além de ter atuado pela realização dos Jogos Estaduais Indígenas, enquanto esteve à frente do conselho estadual. Conhecido por ter integrado a comissão indígena da Assembleia Constituinte da Constituição de 1988, o indígena pertencia à etnia guarani-kaiowá e militava na causa indígena desde a década de 1960.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa