Menu
Busca segunda, 26 de outubro de 2020

Mato Grosso do Sul tem 9 casos de microcefalia, diz Ministério da Saúde

Mato Grosso do Sul tem 9 casos de microcefalia, diz Ministério da Saúde

09 dezembro 2015 - 08h00Por G1


Mato Grosso do Sul tem nove casos de microcefalia registrado até 5 de dezembro, segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (8). Até o momento não foi identificada nenhuma morte por causa da doença que pode estar ligada ao zika vírus.


Segundo o Informe Epidemiológico sobre Microcefalia, foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 unidades da federação. O estado está entre os três que têm menos casos da doença. A Secretaria estadual de Saúde investiga 21 casos suspeitos de zika vírus.

Desde 2010, o estado tinha registrado quatro casos de microcefalia: um em 2012 e três em 2013.
Desde o dia 7 de dezembro, o Ministério da Saúde passou a adotar, a medida padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 32 cm, para a triagem de bebês suspeitos de microcefalia. Até então, a medida utilizada pelo Ministério era de 33 cm. A iniciativa teve como objetivo incluir um número maior de bebês na investigação, visando uma melhor compreensão da situação.

Combate

Com o aumento de casos da doença, foi lançado o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. O Plano é resultado da criação do Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), que envolve 19 órgãos e entidades.

Com o crescente número de casos de microcefalia no país, o Ministério da Saúde declarou, no mês passado, Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no país.

O plano é dividido em três eixos de ação: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa. Essas medidas emergenciais serão colocadas em prática para intensificar as ações de combate ao mosquito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Com novos testes positivos, casos de Covid-19 continuam crescendo em todo o MS
TRÁFICO
Motorista de guincho suspeita de contratante, aciona polícia e droga é encontrada dentro de carro em MS
SERVIDOR
Sonho que virou realidade, piloto da PM tem orgulho em servir a sociedade
CRIME AMBIENTAL
Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo localiza e autua um pescador e autuará outro que divulgaram vídeo e fotos nas redes sociais praticando pesca predatória