quinta, 28 de março de 2024

Mato Grosso do Sul tem 9 casos de microcefalia, diz Ministério da Saúde

Mato Grosso do Sul tem 9 casos de microcefalia, diz Ministério da Saúde

09 dezembro 2015 - 08h00Por G1


Mato Grosso do Sul tem nove casos de microcefalia registrado até 5 de dezembro, segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (8). Até o momento não foi identificada nenhuma morte por causa da doença que pode estar ligada ao zika vírus.


Segundo o Informe Epidemiológico sobre Microcefalia, foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 unidades da federação. O estado está entre os três que têm menos casos da doença. A Secretaria estadual de Saúde investiga 21 casos suspeitos de zika vírus.

Desde 2010, o estado tinha registrado quatro casos de microcefalia: um em 2012 e três em 2013.
Desde o dia 7 de dezembro, o Ministério da Saúde passou a adotar, a medida padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 32 cm, para a triagem de bebês suspeitos de microcefalia. Até então, a medida utilizada pelo Ministério era de 33 cm. A iniciativa teve como objetivo incluir um número maior de bebês na investigação, visando uma melhor compreensão da situação.

Combate

Com o aumento de casos da doença, foi lançado o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. O Plano é resultado da criação do Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), que envolve 19 órgãos e entidades.

Com o crescente número de casos de microcefalia no país, o Ministério da Saúde declarou, no mês passado, Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no país.

O plano é dividido em três eixos de ação: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa. Essas medidas emergenciais serão colocadas em prática para intensificar as ações de combate ao mosquito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro