terça, 23 de abril de 2024
Corumbá

Menina de 8 anos apresenta sintomas do zika vírus ao retornar do nordeste

Menina de 8 anos apresenta sintomas do zika vírus ao retornar do nordeste

23 dezembro 2015 - 10h30Por Correio do Estado
Uma menina de 8 anos, que moradora em Corumbá, apresentou sintomas semelhantes ao do zika vírus, dez dias depois de retornar de uma viagem à cidade de Monteiro, na Paraíba. O estado nordestino vive epidemia da doença causada pelo mosquito aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Corumbá, a criança foi atendida e tratada somente em nível ambulatorial, sem necessitar de internação, já que o seu estado de saúde é considerado bom.

A criança chegou a Campo Grande no dia 12 de dezembro, vindo da Paraíba que já notificou 371 casos da microcefalia até o último dia 20. Os primeiros sintomas, como febre e dores articulares foram sentidos no dia 13.

A menina foi consultada no Centro Regional de Saúde Guanandi, medicada e liberada, viajando para Corumbá em seguida.

Já na Cidade Branca, no dia 14, a paciente apresentou manchas pelo corpo, febre de até 39,2º e o aumento das dores articulares, tendo sido encaminhada à rede privada.

Somente no dia 18 de dezembro, quando confirmado clinicamente o caso de zika vírus importado é que o setor da Vigilância Epidemiológica de Corumbá tomou conhecimento do caso e repassou as informações à Secretaria de Saúde do Estado.

A Secretaria de Saúde do Município de Corumbá e Ladário já desenvolviam ações de controle de vetores com bloqueio químico e mecânico, já que a criança reside na divisa entre as duas cidades pantaneiras.

Corumbá já notificou 753 casos de dengue, com 24 positivos, e 21 da febre chikungunya, com seis confirmados e oito aguardando resultado de exame.

CAPITAL

Em apenas 21 dias, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) registrou 259 casos suspeitos de zika vírus em Campo Grande, colocando o município em estado de alerta contra o mosquito aedes aegypti, transmissor também da dengue e da febre do chikungunya. Isso significa que, por dia, 12 novas suspeitas são registradas na Capital.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda