sexta, 29 de março de 2024

MPF encontra fezes de morcego junto a merenda escolar em escola pública

MPF encontra fezes de morcego junto a merenda escolar em escola pública

25 novembro 2015 - 08h15Por Correio do Estado
O Ministério Público Federal (MPF) encontrou fezes de morcego no depósito onde são armazenadas a merenda escolar na Escola Municipal rural Luciano da Costa Lima, no Distrito de Quebrancho, em Anaurilândia.

De acordo com o MPF, além da merenda, também foram encontradas fezes de morcego nas salas de aula e nos banheiros. Conforme o órgão, a escola está infestada pelos animais há cinco anos e a situação oferece risco para a saúde de alunos e funcionários.

Foram encontradas ainda alimentos impróprios para o consumo e a carne oferecida estava “repleta de sebo”.
Também foram encontradas irregularidades na Escola Estadual Professor Ezequiel Balbino, na área urbana do distrito. A escola tem rachaduras e infiltrações por todo o prédio e os servidores se revezam em turnos por falta de funcionários.

Os gestores locais informaram, em audiência pública, que faltam repasses de verbas do Ministério da Educação (MEC) e recursos da Fundeb para serem feitos investimentos nas escolas. Os valores repassados atualmente seriam todos aplicados para o pagamento do profissionais da educação. A situação relatada será investigada pelo Ministério Público.

O MPF considerou que mês mesmo com dificuldades orçamentárias “é inadmissível que alunos e professores sejam obrigados a conviver em ambientes inóspitos e inseguros”. A Prefeitura de Anaurilândia será notificada para apresentar soluções às irregularidades encontradas.

MPEduc

A visita do MPF à escolas de Anaurilândia faz parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). No estado, a cidade foi a sétima visitada e a situação encontrada foi considerada uma das mais graves encontradas pelo projeto no Estado.

O MPEduc é um projeto nacional do Ministério Público Brasileiro voltado para a educação básica, que visa acompanhar a execução de políticas públicas educacionais e a aplicação de verbas nas escolas.

O projeto inclui a visitação nas unidades de ensino, realização de audiências públicas, análise dos conselhos de educação, expedição de recomendações e o esclarecimento da população sobre o direito à educação de qualidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela