Menu
Busca sexta, 10 de abril de 2020

MS pleiteia reabilitação de exportações de carne bovina da zona de fronteira para União Europeia

17 novembro 2015 - 07h45Por Notícias MS
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretária de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), em esforço conjunto com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) e as principais entidades representativas do setor produtivo, protocolou através de um adido agrícola do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o pedido de reabilitação das exportações de carne bovina procedentes da zona de fronteira para União Europeia.

A previsão de uma visita da missão europeia em fevereiro foi o que motivou o pedido que, segundo o secretário da Sepaf, Fernando Mendes Lamas, deverá trazer resultados extremamente positivos para a economia de Mato Grosso do Sul.

O secretário lembrou que nada disso seria possível não fosse o empenho além das instituições governamentais, dos próprios produtores que têm sido parceiros e têm colaborado para que as ações preventivas tenham resultado satisfatório.

A Iagro e a SFA/MS devem intensificar, a partir dos pedidos, ações no sentido de preparar o Estado para a visita da missão que pode resultar no aumento de propriedades (ERAS) em condições de exportação para a União Europeia e ainda acabar com as restrições de trânsito de animais de áreas habilitadas e não habilitadas.

Os animais cuja carne é exportada para a União Europeia hoje cumprem exigências de permanência de pelo menos noventa dias em área habilitada e no mínimo quarenta dias na ultima propriedade.

Mato Grosso do Sul possui 205 propriedades (ERAS) fora da zona de fronteira – que inclusive já foram auditadas este ano – aptas a exportar para o bloco.

O funcionamento da estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado na fronteira, os procedimentos adotados e o plano de ações permanentes devem ser apresentados ao grupo.

Um pedido similar foi encaminhado às autoridades sanitárias chilenas, com o propósito de exportar carne bovina dessa região fronteiriça para aquele país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONTRABANDO
Montana com 900 pacotes de cigarros que seguia para Cuiabá foi apreendida pelo DOF durante a Operação Hórus
ESTADO
Operação Semana Santa inicia com foco nas rodovias e rios de MS
POLÍCIA
Com visitas proibidas, triplica apreensão de droga arremessada em presídio
RIBAS DO RIO PARDO
Caseiro atira contra ‘invasores’ e descobre que eram parentes do patrão