quinta, 18 de abril de 2024

Osquestra Indígena Paraguaçu é atração de sábado em Paranhos

Osquestra Indígena Paraguaçu é atração de sábado em Paranhos

30 maio 2012 - 16h57
Campograndenews

A Orquestra Indígena Paraguaçu irá se apresentar no próximo sábado (2) às 9 horas na aldeia, em Paranhos, cidade distante 469 quilômetros de Campo Grande. Uma aula inaugural de música abre o projeto, que reunirá 30 alunos da etnia Guarani Kaiowá.

O projeto foi proposto pelo professor de música Jorge Ibrahim D’avalos Corrêa e prevê oficinas de flauta, viola, violino e violoncelo aos sábados pela manhã e nos feriados para os jovens da aldeia, que formarão a Orquestra Indígena Paraguaçu.

Segundo o professor, os jovens da aldeia – que fica a cerca de 35 quilômetros de Paranhos – já demonstravam grande talento musical em visitas anteriores. O que faltava, segundo ele, era apenas o direcionamento teórico.

“Eles tem talento, um dom para a música que percebi em diversas ocasiões. Nas oficinas espero encaminhar este talento, explorar o que eles têm de bom e ampliar o conhecimento musical, que se traduz diretamente em melhora na educação, como já provaram diferentes pesquisas”, explica.

O projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais nasceu com o objetivo de abrir novas possibilidades de difusão da música de concerto e conta com a parceria da Banda Municipal de Paranhos. Serão realizadas oficinas de teoria musical, técnica de instrumento de sopro e técnicas de instrumentos sinfônicos.

No fim do ano duas apresentações da Orquestra Indígena Paraguaçu marcam a concretização do projeto. A primeira será realizada para os pais, familiares e amigos dos alunos. A segunda será aberta ao público em geral, com entrada franca.

No repertório estarão clássicos da música erudita e também da Música Popular Brasileira, que serão estudados ao longo dos próximos meses. As aulas acontecerão aos sábados, sempre no período matutino.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa