Menu
Busca quarta, 27 de janeiro de 2021

Osquestra Indígena Paraguaçu é atração de sábado em Paranhos

Osquestra Indígena Paraguaçu é atração de sábado em Paranhos

30 maio 2012 - 16h57
Campograndenews

A Orquestra Indígena Paraguaçu irá se apresentar no próximo sábado (2) às 9 horas na aldeia, em Paranhos, cidade distante 469 quilômetros de Campo Grande. Uma aula inaugural de música abre o projeto, que reunirá 30 alunos da etnia Guarani Kaiowá.

O projeto foi proposto pelo professor de música Jorge Ibrahim D’avalos Corrêa e prevê oficinas de flauta, viola, violino e violoncelo aos sábados pela manhã e nos feriados para os jovens da aldeia, que formarão a Orquestra Indígena Paraguaçu.

Segundo o professor, os jovens da aldeia – que fica a cerca de 35 quilômetros de Paranhos – já demonstravam grande talento musical em visitas anteriores. O que faltava, segundo ele, era apenas o direcionamento teórico.

“Eles tem talento, um dom para a música que percebi em diversas ocasiões. Nas oficinas espero encaminhar este talento, explorar o que eles têm de bom e ampliar o conhecimento musical, que se traduz diretamente em melhora na educação, como já provaram diferentes pesquisas”, explica.

O projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais nasceu com o objetivo de abrir novas possibilidades de difusão da música de concerto e conta com a parceria da Banda Municipal de Paranhos. Serão realizadas oficinas de teoria musical, técnica de instrumento de sopro e técnicas de instrumentos sinfônicos.

No fim do ano duas apresentações da Orquestra Indígena Paraguaçu marcam a concretização do projeto. A primeira será realizada para os pais, familiares e amigos dos alunos. A segunda será aberta ao público em geral, com entrada franca.

No repertório estarão clássicos da música erudita e também da Música Popular Brasileira, que serão estudados ao longo dos próximos meses. As aulas acontecerão aos sábados, sempre no período matutino.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Mesmo com pandemia, MS bate média recorde com 21 novas empresas abertas por dia em 2020
BRASIL
Governo suspende exigência de prova de vida de aposentados federais
FINANÇAS
Prorrogado, Refis da pandemia segue com superdescontos até o dia 26 de fevereiro
GERAL
Processo Seletivo da UEMS abre inscrições para 1052 vagas