sexta, 19 de abril de 2024

Pacientes passam dias em jejum à espera de cirurgia na ortopedia da Santa Casa

25 outubro 2011 - 14h50
Midiamax


Cerca de 50 pacientes da ortopedia da Santa Casa de Campo Grande vivem uma situação caótica nos corredores do hospital por causa da falta de vagas nos alojamentos das enfermarias e salas de cirurgia. Quem está nos corredores chega a comparar o local a um cenário de atendimento médico num ambiente de guerra.

Algumas pessoas estão há cinco dias no corredor sem água e sem comida, situação relatada pelo alinhador de serralheria Getúlio Machado da Silva, 28, que levou cinco tiros e está no corredor desde a semana passada. O jejum, que se estendeu neste caso, é necessário para a cirurgia.

“Desde sábado sem tomar água e sem comer, eu pergunto quando vou para a cirurgia, falam calma, calma”, diz.

Na mesma situação está o radialista Marcelo Zucolot, 25, que sofreu um acidente de moto em Bonito.

Seis trabalhadores da enfermagem do setor estão afastados por problemas psiquiátricos e de coluna. De acordo com o sindicato da categoria, os problemas de coluna se repetem entre os profissionais da enfermagem em virtude do peso de pacientes que precisam de ajuda na locomoção.

No total, apenas seis técnicos de enfermagem cuidam dos quase 90 pacientes que estão nos corredores, 11 alojamentos e Pronto Socorro, de acordo com o Siems (Sindicato de Enfermagem de Mato Grosso do Sul).

Segundo o secretário geral do Siems, Lázaro Antônio Santana, para solucionar o problema seria necessário ampliar a capacidade do hospital, com a construção de mais alojamentos, centros cirúrgicos e contratação de mão de obra na enfermagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa