quarta, 24 de abril de 2024

Professores de Mato Grosso do Sul vão atuar nas Olímpiadas do Rio

18 maio 2016 - 11h00Por Correio do Estado
Quatro professores e um acadêmico de educação física de Campo Grande vão participar da organização das Olimpíadas do Rio 2016. O grupo foi convocado pelo Comitê Organizador para a função de Oficial Técnico Nacional (NTO), que na prática presta o gerenciamento de operações técnicas ou de controle dos setores de cada modalidade. Os Jogos serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto, com pelo menos 10 mil atletas já classificados de 206 países.

O diretor de Marketing da Federação de Judô de MS, Marcelo Matos, comemorou a oportunidade de participar do evento. "Lutei judô dos 8 aos 24 anos, o meu objetivo eram as Olimpíadas. Infelizmente não fui como atleta, mas agora estou realizando um sonho, é uma honra", diz.

Matos conta que vai trabalhar na logística do judô olímpico. Dentre as funções, o professor de educação física vai atualizar o sistema de resultados das lutas.

O ex-lutador de wrestling, Agnaldo Pereira também vive a expectativa para os Jogos. Em 2014, ele se cadastrou no site do Ministério do Esporte para participar do Rio 2016 como voluntário. Mas, para sua surpresa, acabou convocado para atuar no wrestling: "90% das pessoas voluntárias não são da área. Então fomos convocados como oficial técnico, pois temos ligação direta com a modalidade", explica. Dentre suas funções, Agnaldo vai operar o computador que controla as câmeras que registram as lutas. Em caso de dúvida, o técnico pode solicitar o recurso de vídeo para rever o lance e contestar uma possível marcação equivocada na pontuação.

ATLETISMO

No atletismo, o representante sul-mato-grossense será o professor de educação física Kellermann Zanotti, que trabalha na Fundação Municipal de Esporte (Funesp) em Campo Grande. Ao contrário dos outros convocados, Kellermann está desde janeiro no Rio de Janeiro.

Por telefone, ele contou à reportagem que estava acompanhando a pintura das raias da pista de atletismo no estádio Engenhão. "Já estão todas prontas para os Jogos", afirmou Kellermann. Durante a competição, ele vai gerenciar a distribuição de materiais, como barras e varas, verificando se estão todos dentro das normas de exigidas.

O atletismo será a modalidade com maior número de competidores, com cerca de 30% dos participantes olímpicos - não foi fechado o número de inscritos. Os atletas têm até o dia 11 de julho para alcançar os índices classificatórios em 47 modalidades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda