quinta, 28 de março de 2024

SINJORGRAN completa 26 anos de lutas

SINJORGRAN completa 26 anos de lutas

09 dezembro 2015 - 08h18Por SINJORGRAN
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (SINJORGRAN) completa neste 9 de dezembro 26 anos de lutas, perseverança e conquistas.

Fundado em 9 de dezembro de 1989 como desdobramento da delegacia sindical de Dourados vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) instalado em Campo Grande, o objetivo maior, na época, era se ter independência administrativa, jurídica e política para desenvolver as ações.

É um dos quatro do País com abrangência regional, já que os demais sindicatos de jornalistas são estaduais. A jurisdição é sobre 25 Municípios do Sul do Estado (https://sinjorgranms.files.wordpress.com/2011/09/estatuto-dos-jornalistas-2008.pdf).

Durante esse período o SINJORGRAN tem sido combatente e vigilante na defesa da profissão e da liberdade de imprensa, tendo alcançado várias conquistas que vão desde a regularização dos profissionais, o reconhecimento junto à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a participação nas campanhas nacionais de luta da categoria, a parceria permanente com o SindJor-MS, o aumento no número de filiados e a consolidação de Acordos Coletivos de Trabalho.

Atualmente tem sua sede instalada na Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 07, no centro de Dourados.

Pela presidência já passaram Cícero Faria (1989/92), José Henrique Marques (1995/98), Antônio Pinto Viegas (1999/02), Clóvis de Oliveira (2002/05), Luís Carlos Luciano que cumpre o terceiro mandato (2005-08/2008-11/2014) e Karine Segatto (2011/14).

Neste ano, por exemplo, a entidade promoveu em fevereiro o Futemídia, um evento esportivo em parceria com os publicitários locais como parte da programação alusiva ao Dia do Jornalista comemorado em 7 de Abril; a festa de confraternização dos jornalistas em 11 de abril; cobrou, durante as eleições para escolha da nova Reitoria da UFGD compromisso dos candidatos quando a criação do Curso de Jornalismo; iniciou a campanha de atualização dos dados cadastrais de seus filiados; renovou Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) com a TV Morena, RIT, douradosnews e Jornal Diário MS; adquiriu novos equipamentos para a sede; filiou 19 jornalistas, boa parte da região; cobrou e conseguiu junto à Câmara Municipal de Dourados que fosse respeitada a jornada de 25 horas semanais no concurso público com vaga para jornalista; entre outras demandas administrativas e o atendimento diário na sede da entidade.

Mais recentemente acadêmicos do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIGRAN fizeram uma proposta de Briefing e Manual de Marca para o sindicato.

Apesar dos avanços, Luís Carlos reconhece que há ainda muito por se fazer e que o maior desafio no âmbito local e regional continua sendo a falta de maior engajamento dos jornalistas em torno de suas próprias lutas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE