quinta, 28 de março de 2024

Temendo ataque, índios tentam prender homem que rondava acampamento em Paranhos

05 setembro 2012 - 00h00Por Fonte: CGNews
Os indígenas da aldeia Arroio Korá que ocupam uma fazenda em Paranhos, cidade localizada a 469 quilômetros de Campo Grande, tentaram prender um homem que se dizia amigo do cacique e o procurava no local.

O fato ocorreu por volta das 17h30, e os indígenas entraram em contato com Funai (Fundação Nacional do Índio) e Força Nacional de Segurança Pública para que eles fossem ao local prender o homem.

Porém, os órgãos disseram não ser possível ir ao local no momento. O homem foi alertado sobre a ilegalidade dele no local, já que é preciso autorização da Funai para circular em área indígena, e foi liberado pelos índios.

Uma das integrantes da comissão que lidera os índios de Arroio Korá, Lucilaine Valiente, conta que desde segunda-feira (3) este mesmo homem circula pelo local à procura do cacique. “Já dizemos para ele que não temos um cacique ontem, quando ele veio junto com outra pessoa. Mas ele voltou aqui hoje e tivemos que fazer isso para nos proteger”, afirma.

De acordo com a líder, durante o dia policiais da Força Nacional passam pelo local, assim como da Polícia Federal, mas não permanecem lá, o que traz insegurança aos índios, pois pode haver ataques à comunidade a qualquer momento.

Lucilaine conta que a placa do veículo usado pelo homem, que se disse funcionário de uma fazenda próxima e que também procurava pessoas para trabalhar, foi anotada e será repassada para a Polícia Federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro